7 de outubro de 2008

A hora dos técnicos

Em um campeonato tão nivelado, qualquer sinal de vantagem é motivo para querermos apontar um campeão: um técnico vencedor (há seis), um craque que desequilibre (não vejo hoje no Brasileirão), um artilheiro que faça a diferença (ponto para Palmeiras e Cruzeiro), uma defesa segura (a de Grêmio e São Paulo são as melhores) um grande goleiro (aqui os cinco primeiros-colocados estão bem).

Como vemos, não é por acaso que a diferença de pontos entre Palmeiras (1º colocado) e São Paulo (5º) é de apenas 4 pontos. Dentro de campo está tudo muito igual. Então, vamos para fora das quatro linhas. Mais especificamente ao banco de reservas.

Escolher a melhor estratégia para vencer um adversário de forças semelhantes pode fazer a diferença, principalmente na reta final do Brasileirão. E nesse aspecto, Luxemburgo se mostra mais eficiente. Se pegarmos o número de vitórias de Luxa em toda a sua trajetória como técnico no brasileiro e dividirmos pelos jogos, teremos um incrível aproveitamento de 0,51, ou seja, a cada dois jogos, ele vence um.

É o único no atual torneio com essa média. Chega a ser maior que a do mestre Telê, por exemplo. Agora, Luxemburgo tem com o que se preocupar, pois um dos discípulos de Telê, Muricy, tem aproveitamento de 0,49 e, como já demonstrou, tem fôlego para chegar. Uma boa oportunidade de vermos quem vai levar a melhor nesse duelo será o próximo dia 19, quando os dois se enfrentam no clássico paulista. Quem vencer terá motivos de sobra para comemorar, pois será com certeza um ponto de desequilíbrio na briga pelo título.


Disputam o atual Brasileirão

Luxemburgo – 0,51
Muricy – 0,49
Caio Jr – 0,45
Ney Franco – 0,45
Celso Roth – 0,43
Adilson Batista– 0,42

Fora do atual Brasileirão

Carlos Alberto Silva – 0,48
Rubens Minelli - 0,46
Levir Culpi – 0,46
Leão – 0,45
Telê – 0,44
Ênio Andrade – 0,41
Antônio Lopes –0,39
No próximo domingo, dia 12, o programa Meio de Campo vai debater esse assunto.
João Paulo Ribeiro escreve às terças-feiras

Um comentário:

  1. Por que Kalio e o Sergio não se unem na presidencia , invés de disputarem ?

    ResponderExcluir