26 de outubro de 2008

Bem-vindo, Corinthians!

O Corinthians está de volta à série A. Nenhuma surpresa, dada a regularidade com que o time atuou na Segunda Divisão, abrindo uma confortável frente sobre os adversários não apenas ao ascenso mas ao título. Mais importante do que retornar tão bem à elite do futebol é que o Timão se reapresenta com um time arrumado, com a manutenção do técnico Mano Menezes e tendo a torcida renovada ao seu lado.

Retornar à Primeira Divisão não é nada simples. A Segundona é um torneio sem glamour, duro, muito disputado e contra um monte de times chatos entre os decadentes e os que não tem tradição no andar superior. Veja o caso do Galo, por exemplo. Há dois anos de volta na série A, tem tido participações medíocres.

Tradição, camisa, torcida são coisas importantes para se manter entre os 20 melhores times de futebol do Brasil. Mas não é o suficiente. Planejamento, organização, saúde financeira e capacidade de gerar audiência pela televisão e nos estádios são ingredientes também fundamentais para a manutenção no escalão de cima.

Outro caso a apontar é o Ipatinga, que parece condenado ao retorno à série B. Falta-lhe tudo. A questão a esta altura é quem pega o elevador para baixo com o Tigre. Vasco, Atlético-PR, Portuguesa – o pessoal que fecha a rodada na zona de rebaixamento? Depois da bela vitória sobre o Porco, o Pó-de-Arroz das Laranjeiras tem boas chances de escapar da degola.

E o título? Palmeiras e Cruzeiro deram tropeços que podem lhes custar o sonho. Grêmio e São Paulo se afirmam. Flamengo continua no páreo. Na próxima quarta-feira, os olhos do Brasil voltam-se para o Mineirão. Cruzeiro e Grêmio farão o jogo da rodada. Três duelos de desesperados: Portuguesa x Ipatinga, Vasco e Atlético-PR e Figueirense x Fluminense.

O Galo vai à Curitiba com o corpo cansado pela ressaca do centenário, como um time que se afirma entre os remediados e olha com tédio para uma vaga na Sul-Americana. O presidente que se eleger terá de dizer algo de novo para a torcida do Carijó. O público contra o Internacional no Mineirão na rodada que termina mostra que os estragos causados pela sucessão de administrações incompetentes deixaram marcas. Talvez daqui a cem anos a cartolagem atrasada do Galo consiga errar menos.

Alexandre Freire

2 comentários:

  1. nao desistir cruzeiro campeao brasileiro 2008!!!!!!!
    lotar o mineirao quarta feira,3x0 cruzeiro!
    vitorflavio curvelo MG!

    ResponderExcluir
  2. bem vindo p... nenhuma! por isto que estas merdas de são paulo tão sempre em evidência, os puxa sacos do brasil tão smepre babando ovo... blog de merda.

    ResponderExcluir