12 de setembro de 2008

Ipatinga x Galo

Atlético e Ipatinga se encontram pela última vez esse ano, um ano frustrante para as duas equipes. 2008 era para ser comemorado tanto pelo alvinegro quanto pelo Tigre. Enquanto o Galo completa 100 anos de fundação e de muita tradição, a equipe do Vale do Aço faz uma década de existência e já disputa a série A do Brasileiro. Mas qual é (foi) o problema? Essa resposta deve estar na ponta da língua de cada um dos torcedores, de ambos os times: fracas campanhas apresentadas.

A torcida do Atlético terminou o ano passado esperançosa quanto ao rumo da equipe em 2008, depois de ver o time tendo uma arrancada excelente no final do Brasileirão. Mas as duas primeiras desilusões vieram ainda em 2007, com a saída do técnico Leão e a chegada de Geninho.


Tudo já indicava um princípio de turbulência, que aumentou depois da final vergonhosa no Estadual e também da queda humilhante na Copa do Brasil diante do Botafogo. Ah... Botafogo!!!. Resultado: queda de Geninho. Para tentar contornar a situação, a diretoria atleticana errou de novo ao trazer o técnico Gallo, que não
acrescentou nada e ainda conturbou o ambiente. Para tentar abafar o clima, a diretoria efetivou Marcelo Oliveira, que até melhorou um pouco o time, mas não conseguiu segurar o Galo na Sul-americana . O centenário atleticano é para ser esquecido pelos torcedores: afinal foi um ano de goleadas, seis no total (até aqui).

A torcida do Ipatinga também terminou o ano passado entusiasmada, pois viu seu time dar certo. Em 2008, a equipe começou com alguns tropeços e isso culminou na precipitada saída de Emerson Ávila do comando. Daí veio uma crise que até hoje não foi superada. Como substituto, foi apresentado Moacir Junior, mas sua entrada não fez efeito e, em vez da "subida", o time Vale do Aço conheceu a queda para a Segunda Divisão do Campeonato Mineiro, sendo um time de primeira no Brasileiro.


Depois de Moacir Junior,
vieram Giba e Ricardo Drubsky, que também não conseguiram acordar o tigre, agora é a vez de Márcio Bittencourd tentar fazer algo. É difícil, mas não impossível.

Ambas equipes tem o mesmo objetivo, que é o de ver longe a Série B em 2009. A esperança é que as semelhanças já citadas continuem, dessa vez na continuidade na série A para 2009.
A situação do Ipatinga é muito mais delicada que a do Atlético, afinal ele é o lanterna do campeonato, enquanto o Atlético é o 12º colocado.

Hoje veremos em campo duas equipes desesperadas para tentar dar algum alento a seu torcedor. o que significa escapar o mais rápido possível da degola. O problema é que para as duas qualquer resultado ruim tende a alimentar as dificuldades ainda mais, o que não é bom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário