26 de setembro de 2008

Eu quero ver gol!

Gol. O maior momento do futebol. Maior do que a própria vitória – sempre uma conseqüência de um ou de mais gols. Balançar as redes não é tão fácil quanto marcar pontos no basquete ou no vôlei, onde os placares são sempre altos. Por isso, fazer com que a bola ultrapasse aquela linha de 7m32cm entre as duas traves é fundamental para quem pensa em títulos. Como diz Dadá Maravilha: “Não existe gol feio. Feio é não fazer gol!”. Pode ser de longe, usando a cabeça ou de canela mesmo. Os mais habilidosos fazem de letra, ou de bicicleta. Até goleiros podem marcar.

O fato é que quanto mais vezes um time marcar, maiores são as chances de ser campeão. Quatro dos últimos cinco campeões brasileiros tiveram o melhor ataque. Em 2003, o Cruzeiro fez 102 gols. No ano seguinte, o Santos superou a marca celeste, ao balançar as redes 103 vezes. Em 2005, o Corinthians marcou 87 gols. E o São Paulo conquistou o título de 2006 com 66 gols a favor.

Mas toda regra tem uma exceção. No ano passado, o tricolor paulista fez 55 gols – apenas o 9º melhor ataque. Foi salvo pela defesa, que sofreu apenas 19 gols. O Cruzeiro teve o ataque mais eficiente: com 73 gols, mas ficou em 5º lugar.

Este ano, até a 26ª rodada, os cinco melhores ataques pertencem aos cinco primeiros colocados. Na 2ª posição, o Palmeiras é o time mais ofensivo, com 43 gols. O Cruzeiro, que está logo atrás do alviverde na classificação, já marcou 42 gols. O líder Grêmio, o Flamengo (em 4ª lugar) e o São Paulo (5º), estão empatados com 41 gols. Pelas estatísticas, o Palmeiras é o favorito para conquistar o título de 2008. E não seria surpresa se a equipe de Luxemburgo faturasse o caneco. Ele era o treinador do Cruzeiro em 2003, e do Santos em 2004.

Essa não é a minha previsão. Números não mentem, mas esses ainda vão mudar bastante. Faltam 12 rodadas e o futebol é – e sempre será – imprevisível. Vem aí um final-de-semana agitado, com o confronto direto entre São Paulo e Cruzeiro (no Morumbi) e o clássico Gre-Nal, em Porto Alegre. Sem falar de Flamengo x Sport e Náutico x Palmeiras. Quem marcar mais gols estará um passo à frente.

Fabio Pinel escreve às sextas-feiras.

Um comentário:

  1. E isso sem contar que o Luxa tbm levou o Palmeiras aos títulos de 93 e 94 ainda que a formula de disputa do campeonato era outra.

    ResponderExcluir