9 de abril de 2009

Wonderful Tonight

Os cruzeirenses que me desculpem, mas hoje eu escrevo para os atleticanos...

A noite do dia 8 de abril de 2009 foi uma daquelas que ficam marcadas na memória e com certeza será tema das rodas de conversas por todo o Estado.

Diego Tardelli: o dono da noite! Foto: Emmanuel Pinheiro/EM/D.A Press

Qual atleticano imaginaria que, além de ver o time golear o Uberaba por 6 a 0 - com direito a três gols do artilheiro Diego Tardelli - seria presenteado com a goleada sofrida pelo Cruzeiro, na Copa Santander Libertadores, para o Estudiantes, por 4 a 0? Pouco importa se a vitória não valeu o título do Campeonato Mineiro, e sim uma vaga na semifinal, ou se a derrota da Raposa não resultou na eliminação da principal competição sulamericana.

A sensação de superioridade sobre o maior rival não tem preço. Até então, o Cruzeiro era um dos três invictos entre os principais clubes brasileiros. Foi uma noite em que tudo deu certo para o Galo, ao mesmo tempo em que tudo deu errado para a Raposa - até no vôlei! No Mineirão, 40.542 torcedores não tiveram problemas para chegar ao estádio, mesmo com o trânsito ruim por causa do horário e da véspera de feriado.

Em La Plata, na Argentina, nem o transporte da delegação cruzeirense funcionou. O atraso na chegada ao local da partida não permitiu o aquecimento adequado. Alguns jogadores tiveram que trocar o uniforme no gramado. O treinador cruzeirense culpou o incidente pelo fiasco e se mostrou convicto de que o esquema teria dado certo, não fosse por isso e pela liberdade dada a Verón.
Adílson Batista: sem arrependimento. Foto: Reuters/Enrique Marcarian

E o time esteve apático, sem vibração. O esquema, na minha modesta e humilde opinião, não era o melhor. A marcação foi ruim. Faltou criatividade na construção de jogadas. O ataque (sem Kléber, suspenso) não incomodou. Para piorar, Verón estava numa noite inspirada.

Gosto do trabalho de Adílson Batista, mas ele não é perfeito. Aliás, ninguém é. Mas dessa vez as imperfeições causaram um enorme prejuízo aos cruzeirenses. Material? Não. Psicológico? Com certeza! O orgulho transformou-se em vergonha. Pelo menos até o próximo jogo.

O atleticano voltou a sorrir. É não é que ele já não estivesse feliz, pois a fase realmente é boa. Mas é porque essa combinação de resultados não acontece todo dia. A sensação deve ser muito boa. E se Eric Clapton estivesse no Mineirão, teria dito: "you were wonderful tonight".

Fábio Pinel é apresentador do programa Meio-de-Campo.

Um comentário:

  1. É isso mesmo Fábio, uma noite fantástica ou melhor galatica para a nação alvinegra. O que nos enche de esperança de saber que dias melhores virão, jogadores melhores tmb poderiam vir pois ainda não temos confiança no Juninho no gol e definitivamente o Werley tem que dar lugar a um lateral de ofício (Marcos Rocha ou Elder Granja), mais a verdade é que nós estamos em estade de graça, como a muito tempo não ficavamos.
    E pode ter certeza de uma coisa o único desejo de todo atéticano hoje é jogar contra o cruzeirinho (com todo respeito) e medir forças com o time que pela imprensa é um dos melhores do Brasil mais em campo não mostrou isso em nenhuma partida esse ano.
    Um abraço,
    Magno Marques
    Belo Horizonte, MG

    ResponderExcluir