29 de abril de 2009

Complexo de Vira-latas


O Atlético enfrenta hoje, não o Vitória da Bahia, mas uma incrível sensação de descrença do seu torcedor. Um torcedor que começa a cultivar um complexo de vira-latas. Nas palavras de Nelson Rodrigues: “Por complexo de vira-latas entendo eu a inferioridade em que o brasileiro se coloca, voluntariamente, em face do resto do mundo”.

Hoje soa estranho, mas era assim que o brasileiro se sentia em relação à seleção antes da Copa do Mundo de 1958. O motivo todo mundo sabe: a derrota na final de 50 para o Uruguai, no Maracanã.

Nada se compara a perder uma Copa do Mundo dentro de casa, mas cá entre nós, perder dois campeonatos para o grande rival, com duas goleadas acachapantes, chega perto. O Cruzeiro chutou o Atlético como quem chuta um cão sem dono na rua. E o complexo de vira-latas se instalou no coração atleticano. Qual será o próximo e irremediável vexame? Será uma nova surra? Ou, quem sabe, uma eliminação humilhante?

Uma coisa é certa: pouco depois de Nelson Rodrigues escrever sobre o complexo de vira-latas, o Brasil conquistou seu primeiro título mundial. Aí o brasileiro começou a se livrar deste mal que já estava criando raízes.

Atleticano, tenha uma certeza: esta sensação só vai terminar com a conquista de um título... E não vale nem Campeonato Mineiro, nem Copa sul-americana.

Túlio Ottoni

Nenhum comentário:

Postar um comentário