27 de abril de 2009

Ele voltou!

Ipatinga: campeão do Módulo II. Foto: http://www.ipatingafc.com.br/

O dia 6 de abril de 2008 marcou um duro golpe da história do emergente Ipatinga. A derrota por 3 a 2 para o Villa Nova, em casa, decretou o rebaixamento do time para o Módulo II. Apenas um presságio do que estava por vir...

No Brasileirão, o Tigre teve a pior campanha entre os 20 participantes. No primeiro (e por enquanto, único) ano na elite do futebol nacional, a equipe venceu 9 partidas, mas foi derrotada 21 vezes. A queda foi inevitável.

A temporada ruim deixou uma péssima impressão. Para se reabilitar, seria preciso no mínimo garantir o retorno à principal divisão estadual. Missão destinada à Enderson Moreira, que assumiu o comando ainda na Série A.

O começo foi difícil. No último teste na pré-temporada, empate em 1 a 1 com o Linhares-ES. Na estréia no Módulo II, derrota para o América, em Teófilo Otoni. E na 2ª rodada, empate em 1 a 1, em casa, contra o Poços de Caldas.

Foi a gota d’água para o presidente Itair Machado, que demitiu Enderson Moreira. Gérson Evaristo atuou como técnico interino em três partidas – obteve duas vitórias e uma derrota. E aí veio Marcelo Oliveira...

O ex-treinador do Atlético teve um começo arrasador: cinco vitórias seguidas! Resultados que em pouco tempo colocaram o Quadricolor na briga pela liderança, contra a Caldense – que, verdade seja dita, deu trabalho!

Com a competição chegando ao fim, o Ipatinga começou a derrapar – tropeços que tiraram a liderança em algumas ocasiões. Mas a sorte estava ao lado do Tigre. Se perdia ou empatava, os adversários também iam mal.

E nessa toada, a equipe do Vale do Aço chegou à última rodada precisando apenas de um empate para confirmar o retorno ao Módulo I. Fez mais do que isso: goleou o América-TO por 4 a 1 e faturou o título inédito.

Parabéns ao Ipatinga Futebol Clube! Parabéns ao técnico Marcelo Oliveira! Parabéns aos jogadores e demais integrantes da comissão técnica. Parabéns à diretoria do Clube por mais esta conquista. Parabéns aos torcedores!

Em 2005, Tigre sagrou-se campeão estadual no Mineirão.

Ainda é pouco para quem surpreendeu ao faturar o título estadual sobre o Cruzeiro, em 2005, e chegou às semifinais da Copa do Brasil, em 2006, contra o Flamengo – eliminando Botafogo, Naútico e Santos!

Mas o primeiro passo já foi dado. Vem aí a Série B. A estréia será contra o Figueirense, no estádio Orlando Scarpelli, no dia 9 de maio, às 16h10. O primeiro jogo em casa será no dia 16, contra o Vila Nova-GO.

O time já se reforça: o atacante Marcelo Ramos (ex-Cruzeiro) acertou sua saída do Santa Cruz, onde foi artilheiro do Campeonato Pernambucano, com 18 gols. Desejo boa sorte ao Tigre na próxima competição!

Fábio Pinel é apresentador do programa Meio-de-Campo.

Um comentário: