6 de novembro de 2008

Time mais tático levará título em aberto

Desde a mudança do brasileirão para campeonato de pontos corridos, não se via um titulo de melhor time do Brasil tão disputado. Ponto a ponto, cinco equipes brasileiras disputam esse elevado posto no futebol mundial: São Paulo (62 pontos), Palmeiras (61), Grêmio (60), Cruzeiro (58) e Flamengo (57).

Na minha opinião, essa disputa acontece com o futebol brasileiro nivelado por baixo. Não temos nesse campeonato um atleta que se destacou, alguém que, quando o time dele entra em campo, os jogadores adversários ficam preocupados. Em campeonatos passados revelamos grandes jogadores; este ano não revelaremos ninguém no brasileirão.

Isso acontece pela má administração dos clubes, que deixam que os empresários atuem nas categorias de base, levando nossos jogadores, sem que estejam formados, para o estrangeiro. Dessa forma, os jogadores brasileiros estão se descaracterizando, perdendo a essência, a magia do futebol brasileiro, que é a capacidade de improvisar, ludibriar, driblar, desconcertar os adversários. Nossos jogadores estão ficando mais táticos, e se esquecendo da técnica.

Esse tipo de atleta é aquele que cumpre uma função tática dentro do jogo, atua em alguma posição do campo e exerce funções como roubar bola, marcar, cobrir outros jogadores etc. Normalmente esse tipo de jogador não tem a técnica, que é a capacidade de fazer algo além da função tática.

O jogador técnico é aquele que, além de desempenhar uma função tática, explora o seu campo, tem visão periférica e panorâmica do jogo, consegue fazer jogadas diferenciadas, dar passes qualificados.

Quando o futebol chegou ao Brasil, era jogado à moda inglesa. Roupas e a maneira de jogar seguiam a escola bretã e existia até um manual de como se jogar futebol. Foi quando apareceu Friedenreich, que rasgou o manual inglês e começou a introduzir a maneira brasileira de se jogar futebol. Apareceram vários craques nessa mesma época! Para saber mais desses fatos podemos pesquisar o livro de Joel Rufino dos Santos, “Historia Política do Futebol Brasileiro”.

Enfim, tudo dito aqui é para falar que o Brasileirão 2008 fica com o time que for mais tático, já que a técnica pouco se viu nos gramados nesse campeonato. É difícil afirmar qual dos cinco clubes ficará com o titulo, então podemos falar das chances de cada um e como eles chegaram até aqui. Acredito que os três primeiros colocados têm mais chances de levar o titulo.

O São Paulo, time que menos perdeu no campeonato, e o que mais empatou juntamente com Atlético e Figueirense, chega à liderança com 17 vitorias e o melhor saldo da competição, 25 gols. Além disso, depende exclusivamente dele. Não possui confronto direto, mas terá jogos difíceis pela frente. Mas podemos falar também que o São Paulo chegou à liderança por incompetência dos times que estavam à sua frente, mesmo porque foi um time que oscilou muito durante a competição e poderá tropeçar.

O Palmeiras conta com a experiência de Luxemburgo, o papa-títulos dos técnicos. Conseguiu uma vitoria importante no clássico contra o Santos-SP no ultimo minuto de jogo, mas também oscilou muito durante a competição. Tem dois confrontos diretos em seguida na reta final, contra o Grêmio, no Palestra, e depois contra o Flamengo no Maracanã.

O Grêmio tropeçou nas suas próprias pernas na reta final do brasileiro, time que liderou grande parte do returno jogando com uma postura tática muito defensiva, decidiu sair pro jogo contra adversários importantes e perdeu pontos e a liderança da competição. Perdeu também seu primeiro confronto direto para o Cruzeiro e agora terá um jogo difícil contra o Palmeiras.

O Cruzeiro joga bem contra clubes grandes mas, contra clubes de menor expressão, relaxa, o que costuma ser um erro. Dos cinco que estão na luta pelo titulo, pode ser o clube mais instável, porque faz um jogo bem e o outro muito mal. O time da Toca enfrenta nos próximos jogos Fluminense no Mineirão, Náutico nos Aflitos, Flamengo no Mineirão, Internacional no Beira Rio, e encerra sua participação contra a Portuguesa no Mineirão.

O Flamengo, que liderou grande parte do primeiro turno, jogando um futebol solto, com toque de bola envolvente e gols bonitos de se ver, chegou perto de como é o futebol brasileiro – juntando a tática com a técnica individual de alguns jogadores.

Quando alguns desses jogadores foram negociados, o Flamengo não se encontrou mais em campo, perdendo pontos importantes e se manteve no topo graças às atuações e as vitorias conquistadas no inicio da temporada. Para ser campeão precisa vencer dois confrontos diretos, contra clubes que estão mais estruturados, o Palmeiras no Maracanã e o Cruzeiro no Mineirão, sem contar o clássico contra o Botafogo na próxima rodada.

Diante dessas observações não existem favoritos, e o titulo de melhor time do Brasil está em aberto!

Alexandre Ezequiel é graduando de Educação Física no Izabela Hendrix, com ênfase em futebol

Nenhum comentário:

Postar um comentário