28 de novembro de 2008

Esporte Ultrapassado 1

Há apenas duas rodadas do término do campeonato brasileiro a história de uma competição de baixa qualidade técnica e de que o torneio está nivelado por baixo. Provas disso são as partidas Ipatinga 1 x 1 São Paulo, Náutico 5 x 2 Cruzeiro e Flamengo 0 x 3 Atlético.

Que o futebol mudou é fato. Seria pretensão minha querer assistir partidas como as que meu pai viu com Dirceu Lopes, Tostão, Garrincha, Pelé entre outros. Ou mesmo rever Reinaldo, Toninho Cerezo, Zico, Sócrates, Falcão e Luizinho. Hoje o jogador corre uma distância muito maior por partida e com muito mais velocidade. Câmeras mostram detalhes que o olho humano não registra. Não existe mais jogar por amor ao clube, o “profissionalismo” fala mais alto.

Mas o que mudou desde que Charles Miller desembarcou no Brasil com duas bolas de couro, um par de chuteiras, dois jogos de camisas e um bomba?

Desafio ao leitor desse Blog a fazer uma breve reflexão e postar quais foram as mudanças que o “esporte” mais popular do mundo sofreu desde que chegou ao “país do futebol”.

Uma eu já adianto. Os Estados Unidos mudaram o nome do esporte para Soccer.

Semana que vem tem mais algumas mudanças e comentários.


Cláudio Gomes escreve as quintas-feiras (exceto hoje. Porque ontem escrevi, mas esqueci de postar. Problemas de um dia jornalístico tumultuado).

Nenhum comentário:

Postar um comentário