28 de novembro de 2008

E que rufem os tambores...

O Campeonato Brasileiro mais disputado desde o início da era dos pontos corridos está perto do fim. E a 37ª rodada, que será inteiramente disputada no domingo, pode definir a situação das (por enquanto) três equipes mineiras na competição.

A missão mais fácil parece ser a do Galo. Cá pra nós: jogar no Mineirão com mais de 50 mil "religiosos" e contra a boa fase de Renan Oliveira e Leandro Almeida, não haverá Santos suficientes para conter a fé da torcida atleticana e o futebol da equipe de Marcelo Oliveira. E os três pontos garantem, matematicamente, a classificação do Atlético para a próxima edição da Copa Sul-Americana.

Em contrapartida, a vida do Tigre está mais para o inferno do que para o céu. Como diria Ney Matogrosso: "Se ficar o bicho pega, se correr o bicho come". Em caso de derrota ou empate diante do Grêmio, no estádio Epaminondas Mendes Brito, o Ipatinga estará matematicamente rebaixado para a Sèrie B. E mesmo que vença, dependerá de derrotas de Náutico, Figueirense, Vasco e Portuguesa para continuar com chances de permanência na elite do futebol brasileiro.

A situação da Raposa é mais confortável. Joga em Porto Alegre, contra o Internacional, mas se vencer pode se garantir na Libertadores de 2009, caso o Palmeiras perca para o Vitória, em Salvador, ou se o Flamengo no máximo empatar com o Goiás, no Maracanã. Além disso, os gaúchos no caminho cruzeirense estão mais preocupados é com a decisão da Copa Sul-Americana, contra os Estudiantes de La Plata.

Isso tudo sem falar na maior decisão desse fim de semana. O São Paulo - de Muricy Ramalho, Rogério Ceni, Hernanes, Miranda e tantos outros talentos - joga no Morumbi contra o Fluminense. A vitória garante o hexacampeonato para os tricolores, que podem comemorar mais um título. Mesmo se o time perder, pode ser campeão, mas aí será preciso contar com a (pouco provável) derrota do Grêmio para o Ipatinga.

Todos os jogos começam, teoricamente, às 17h (horário de Brasília). Para quem pretende ficar em casa no domingo é bom se preparar: se ajeite no sofá, com o controle remoto em mãos, para não perder nenhum detalhe.

Fábio Pinel escreve às sextas-feiras.

2 comentários:

  1. Boa Noite, Fabio Pinel
    Mais uma vez o cruzeiro deixa escapar uma chance de definir sua permanencia na copa libertadores do ano que vem. jogou muito mal e mais uma vez quando se esperava muito do wagner ele some em campo, parece que ele ou tem algum problema pessoal ou tem medo de se comprometer em chamar o jogo pra cima dele e acabar se queimando de vez, lamentavel!!!!!!!
    O cruzeiro tambem mais uma vez foi agraciado pela sorte do destino e nós sofridos cruzeirenses talvez poderemos enfim gritar no domingo que vem que estamos na libertadores. UM GRANDE ABRAÇO PARA TODOS NESTE PROGRAMA

    ResponderExcluir
  2. Boa Noite, Fabio Pinel
    Mais uma vez o cruzeiro deixou escapar a chance de definir sua participacao na copa libertadores do ano que vem!!!!!!!!!!!!!!! Mais uma vez jogadores a quem se esperava muito, como o wagner, nao foram ao jogo, nao apareceram e prejudicaram o time.
    Mais uma vez o cruzeiro é agraciado pelo destino e conseguiu se manter entre o G4.
    Espero que no domingo que vem possamos con- seguir vencer o penultimo colocado do campeo- nato (já rebaixado) e enfim nos cruzeirenses sofridos conquistar uma sofrida vaguinha no G4
    QUE VENHA O ANO QUE VEM E A LIBERTADORES
    UFA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    UM GRANDE ABRACO A TODOS NO PROGRAMA

    ResponderExcluir