12 de dezembro de 2008

Olê, Marques!

Na quinta-feira, 11 de novembro de 2008, o Atlético, 100 anos, e o atacante Marques, 35 anos, celebraram um novo acordo entre as partes e, por conseqüência, a renovação de contrato até o final do Campeonato Mineiro de 2010. Os valores acertados não foram divulgados, mas certamente se adequam à realidade financeira do clube.

A trajetória de Marques no Atlético é digna de respeito. É o 12º jogador que mais vezes vestiu a camisa do time, com 369 partidas. É o atleta com o maior número de jogos disputados pelo clube em Campeonatos Brasileiros: 190, no total. Em um deles - contra o Goiás, em 30 de setembro de 2001 - marcou o milésimo gol atleticano na história da competição. Com 131 gols marcados, é ainda o 9º maior artilheiro do Galo.

Marques comemora gol sobre o Sport, no Mineirão. Foto: Superesportes

Títulos? Sim, ele também foi campeão vestindo o manto alvinegro. Em 1997 comemorou os títulos da Copa Conmebol e da Copa Centenário. Em 1999 conquistou o Campeonato Mineiro e por pouco não ergueu o taça do Brasileirão. Em 2001 voltou a celebrar o título estadual. Tantos números e estatísticas transformaram Marques no Xodó da Massa.

Discutir tudo o que ele fez pelo Atlético e sua paixão por este clube seria como uma heresia. Mas a dúvida sobre a permanência dele por mais um ano e meio é justificada. Creio que suas duas últimas passagens deixaram incertezas na cabeça do mais fiel dos atleticanos...

Em 2005, Marques fez o possível, mas não foi suficiente para o time a escapar do dramático rebaixamento para a Série B. Este ano, contusões constantes também não permitiram ao atacante lutar como queria para evitar que o centenário do Galo fosse marcado por eliminações marcantes (na Copa do Brasil e na Copa Sul-Americana, ambas para o Botafogo), goleadas humilhantes (melhor nem lembrar deleas) e uma campanha medíocre no Estadual e no Brasileirão.

Enfim, torço para que a aposta do novo presidente do Atlético, Alexandre Kalil, seja certa. Afinal, ele tem chamado para si todas as responsabilidades. Apontado como salvador da pátria por grande parte desta impaciente - mas sempre fiel - torcida, Kalil terá muitos problemas caso suas decisões se mostrem equivocadas.

Fábio Pinel escreve às sextas-feiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário