4 de dezembro de 2008

Inter coloca a Sul-Americana na agenda

O empate que deu o título da Sul-Americana de 2008 ao Internacional de Porto Alegre contra o Estudiantes, da Argentina, nos primeiros minutos de hoje, no Beira-Rio, colocou o torneio na agenda. O colorado torna-se o primeiro time brasileiro a vencer a competição, que tem hegemonia argentina nas edições anteriores.

A Sul-Americana foi tratada pela equipe gaúcha como uma copa que merece ser levada a sério. O técnico do Inter, Tite, poupou a equipe no Brasileiro, onde seus comandados já não disputavam mais nada, a dez pontos do último colocado na zona de classificação para a Libertadores, a fim de se concentrar no confronto continental. Foi uma boa aposta, que deu certo e que possivelmente coloca a competição, antes esnobada, sob outra luz.

O resultado no Sul – Internacional 1 x 1 Estudiantes, com gol gaúcho na prorrogação, que lhe valeu a taça por ter vencido no jogo de ida da decisão – coloca mais motivação na última rodada do Brasileiro, pois ainda resta pelo menos uma vaga para a edição da Sul-Americana do ano que vem.

A conquista do Inter – somada ao fato de que o Grêmio é o único capaz, neste momento, de desafiar a superioridade dos paulistas no Brasileirão, representada pelo time do São Paulo uma vez mais – deixa bem claro o quanto o futebol mineiro precisa se reinventar para voltar a ter um lugar de destaque no cenário nacional.

Inter e Grêmio têm, entre si, todas as conquistas mais importantes do futebol dentro e fora do Brasil. Do lado de cá das montanhas, quem tem currículo melhor é o Cruzeiro, ainda que pálido comparado aos adversários dos pampas. O Galo, infelizmente, hoje freqüenta o esquadrão intermediário da elite do futebol brasileiro e não tem muito a mostrar diante da galeria de troféus dos outros três.

Mas, voltando ao Beira-Rio, parabéns ao Internacional! Coube aos brasileiros da fronteira mandar um recado aos hermanos de todas as latitudes: de agora em diante, vamos levar a Sul-Americana a sério, tchê! Que o exemplo colorado sirva para motivar o alvinegro centenário, que já garantiu a participação na competição em 2009 e foi sempre tão mal quando tomou parte nela.

Alexandre Freire

Um comentário:

  1. É obvio que a partir de 2009 os times brasileiros vão dar mais atenção à Copa Sul-Americana. E o Internacional tem uma qualidade semelhante a de argentinos, que é a de valorizar os títulos e as taças, sejam elas de muita ou pouca expressão.

    Na minha opinião, para que essa competição de segundo escalão da america do sul se tornasse digna, deveria ser disputada simultaneamente com a Libertadores, assim como a UEFA Champions e a Copa da UEFA. Aí sim os brasileiros dariam a ela o respeito que ela tanto merece

    Rafael Wendel (Passes de Letra)
    http://passesdeletra.blogspot.com

    ResponderExcluir