19 de dezembro de 2008

Galo e Leão

O técnico Emerson Leão veio de carro a BH porque não é homem de recuar diante do mau tempo. Cara do Galo. Kalil parece ter amadurecido um horror nesses tempos parcos de Zizas e que tais. Sabia que tinha de jogar uma cartada forte. Do tipo que produz mídia num momento em que já não há o que falar. Que fixa a agenda.

Fez, guardadas as devidas proporções, o mesmo que o Corinthians com a ridícula apresentação de Ronaldo, que de fenômeno só tem mesmo o marketing que se ancora em sua figura fora de forma. Nada contra Ronaldo. O rapaz é um cara que tem muitas virtudes. Inclusive já jogou muita bola.

Leão, respondendo a uma repórter-mulher, que fez a melhor pergunta da entrevista, disse o que pensa de Ronaldo contratado pelo Curingão recém resgatado do inferno da segunda divisão. Kalil fez algo parecido com bem menos dinheiro e, cá entre nós, riscos. Trouxe Leão e começou transferindo para um ex-arqueiro da Seleção, com envergadura nacional, a missão de defender a meta alvinegra.

Não é à-toa que ele fustigou os medianos Juninho e Edson. E com toda a razão. Olhando para o passado, o torcedor do Galo lembra-se de Kafunga, Renato, Marzukievicz, Taffarel, Diego. De quebra, inventou expressões – tipo posição de precisão. O cara tem a manha. Chegou do Oriente Médio, foi testado em São Paulo, a Meca do futebol atual, e conhece o estado da arte dentro das quatro linhas.

Um parágrafo em homenagem ao Marcelo de Oliveira, a quem o Galo muito deve. É um desses caras cuja maior virtude é o bom senso. O ex-jogador que nunca foi exatamente uma estrela. Mas cuja qualidade de passe sempre fez diferença. Desejamos a ele muita sorte nas novas equipes em que deve construir carreira antes de voltar ao Galo para dizer ao mundo a que veio. Boa sorte, Marcelo! Torcerão por você como só a massa alvinegra sabe torcer. Torcer é amar mesmo no sofrimento. Algo de que o amor de shopping centre se esqueceu.

2009 aponta na curva do caminho. O centenário ficou para trás e já foi tarde. Leão falou pouco e disse tudo. O Galo é grande. E numa época em que todo mundo tem medo do amanhã, nunca foi tão importante sonhar. Saudações! Feliz Natal. Um ano bem novo!

Alexandre Freire devia ter escrito domingo passado

Nenhum comentário:

Postar um comentário