3 de dezembro de 2008

O exemplo que vem de (o) São Paulo

A maioria dos times que deram certo no Campeonato Brasileiro pode não manter os treinadores para a temporada 2009.

Caio Júnior anuncia que irá para o Japão, já que é bastante questionado pela torcida do Flamengo, quinto colocado na competição.

Adilson Batista deve acertar hoje a renovação com o Cruzeiro, quarto colocado, embora a resistência de parte da torcida possa inviabilizar o projeto do ano que vem. Ou a permanência dele ser condicionada à conquista da vaga na Libertadores

Nem aquele que era unanimidade, Vanderlei Luxemburgo, está garantido no Palmeiras para a próxima temporada.

E o vice-líder Grêmio? Ora os dirigentes do clube gaúcho manifestam satisfação com Celso Roth, ora anunciam que não renovarão o contrato dele.

Enquanto isso, o São Paulo se desdobra para tentar satisfazer as pretensões salariais que manteriam Muricy Ramalho para o próximo ano, o que deixa claro porque o tricolor do Morumbi é o clube mais vencedor do futebol brasileiro nos últimos anos.

Justamente no momento em que se acreditava que a consolidação da fórmula por pontos corridos traria a conscientização dos dirigentes dos maiores clubes do Brasil, o que se vê é exatamente o contrário.

O futebol de resultados prevalece para boa parte dos grandes do nosso futebol, enquanto o São Paulo mostra que os resultados dependem de estrutura, planejamento e, principalmente, competência para construir essa estrutura e planejar o futuro.

E se aquela máxima que impõe “que vença o melhor” prevalecer, o São Paulo já é o campeão. Falo do melhor clube do Brasil. Não de times, que são montados e desmontados a cada ano.

Por isso, torço para ouvir no próximo domingo, ao final da última rodada, o hino do Tricolor paulista.

Eduardo Almada escreve às quartas-feiras.

Um comentário:

  1. É certo que o SPFC é o clube mais estruturado do Brasil, mas domingo às 19:00hs eu quero escutar o hino do Grêmio. Isso é bom para o futebol brasileiro.

    Rafael Wendel (Passes de Letra)
    http://passesdeletra.blogspot.com

    ResponderExcluir