4 de dezembro de 2008

Barbaridade, sô!

Seria fácil comparar os times do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais neste momento em que o Inter é o campeão da Copa Sul-Americana e o Grêmio ainda sonha com o título do brasileiro deste ano. Mas não acho que esse momento é adequado.

Isso porque o Grêmio, assim como o São Paulo, não jogou um futebol bonito, não encantou, nem se quer foi considerado favorito, mesmo liderando boa parte do Brasileirão. Já o Inter, só concentrou forças na Sul-Americana quando percebeu que não brigaria por mais nada no campeonato brasileiro.

A Copa Sul-Americana vai continuar sendo uma competição secundária para os times do Brasil. Afinal somente nas fases finais é que ela se torna interessante financeiramente e o torneio é realizado no mesmo período em que os clubes estão numa fase de definições do campeonato nacional.

A diferença entre os clubes do sul e os das Alterosas é que eles pensam no futuro com os olhos na história, os pés no chão e com uma mentalidade visionária. Ontem, o Beira-Rio estava lotado de sócios-torcedores, que dão rentabilidade o ano todo, com direito a voto e de interferir na vida social e esportiva de seu time do coração. No Grêmio a torcida também já lotou o estádio com os sócios-torcedores para a partida decisiva contra o Galo, e se for campeão a grande mídia terá de se curvar ao tricolor gaúcho. Matérias sobre a organização, manutenção do técnico, estrutura, planejamento não serão exclusividade do São Paulo.

Além, disso as conquistas são incontáveis. O Inter é o campeão de tudo! É tricampeão brasileiro, campeão da Copa do Brasil, campeão da Libertadores da América e campeão mundial de clubes pela Fifa. O Grêmio já venceu o Brasileirão por duas vezes, a Copa do Brasil quatro, e duas vezes a Libertadores e o mundial.

Tudo bem o Cruzeiro tem conquistas invejáveis para a grande maioria dos clubes brasileiros e mundiais. Claro que o Atlético puxa Minas pra baixo essa competição entre os estados.

Mas o fato dos sulistas se modernizarem em suas gestões é o “pulo do galo” no futebol brasileiro tão desorganizado.

Que este exemplo TRILEGAL seja seguido, UAI!

Cláudio Gomes escreve as quintas-feiras (mesmo com atraso)

Um comentário:

  1. Quando foi implantado o sistema de pontos corridos no Brasileirão, de um jeito ou de outro os clubes do Brasil precisariam evoluir administrativa e financeiramente, caso contrário não se manteriam entre os grandes. São Paulo foi o primeiro a se estruturar, depois os dois grandes do Rio Grande do Sul e o Cruzeiro também seguiram os passos. Mais recentemente o Flamengo, o Palmeiras e o Fluminense vêm no caminho certo. Os outros ainda estão muito aquém disso. Talvez por isso os títulos expressivos estão quase que ligados apenas a esses clubes.

    Rafael Wendel (Passes de Letra)
    http://passesdeletra.blogspot.com

    ResponderExcluir