11 de agosto de 2009

Sobe e desce


A vitória do Internacional sobre o Sport nessa segunda-feira que acaba de virar ontem coloca algumas questões interessantes sobre o G4 na reta final do turno.

No ano passado, os quatro times que fecharam a fase nas quatro primeiras colocações mantiveram-se no G4 ao final do Brasileirão, com permutas de posição entre si.

Hoje, madrugada de terça-feira, dos quatro ocupantes do topo da tabela, três, Palmeiras em primeiro, Atlético em terceiro e Inter em quarto têm jogos a menos. Palmeiras, um, Galo e Colorado, dois.

Isso quer dizer que os três têm condições privilegiadas de virar a primeira metade do campeonato dentro do grupo e, se valer a escrita do ano passado, chegar em dezembro com pelo menos uma vaga na Libertadores, seja no acesso direto ou na quarta posição, que envolve disputa com outros candidatos.

Exercício de probabilidades à parte, algum ceticismo volta-se para Goiás e Atlético. Deixo o time esmeraldino para outro analisar e penso na situação do Galo.

O alvinegro pega o líder Palmeiras em menos de 48 horas com muitos desfalques, um aperto no coração da massa e uma dúvida na cabeça do Brasil: o primeiro campeão brasileiro tem fôlego para repetir o feito (do qual já chegou muito perto algumas vezes) ou deve pegar o elevador da tabela para baixo, como já fazem Corinthians e Grêmio, por exemplo?

Celso Roth deve andar pensativo diante do cenário. Sabe que olhos céticos também estão voltados para seu trabalho. Sabe que, para a mídia do eixo Rio-São Paulo, os favoritos são o Palmeiras de Muricy ou o São Paulo de Ricardo Gomes.

Quando a bola rolar na quarta-feira no Mineirão, a imensa massa alvinegra e torcedores em todos os cantos do mundo terão indagações parecidas na cabeça. Final do turno chegando, quem fica no G4, quem pega um prêmio de consolação na Sulamericana e quem vai para o inferno?

Vale acreditar em estatística, em preces, em tradição e até em que o futebol é uma caixinha de surpresas.

Alexandre Freire

Um comentário:

  1. O Inter é um sério candidato ao título junto com o São Paulo e o Palmeiras e você?

    ResponderExcluir