20 de agosto de 2009

Futebol do Rio em queda livre


O futebol carioca está prestes a pagar a dívida que tem na contabilidade nacional, resultante de favorecimentos nas arbitragens ao longo dos anos – que o digam Atlético e Cruzeiro – , politicagem nas instâncias administrativas do esporte e paparicação da mídia dita nacional, que prefere destacar a convocação de Adriano para a Seleção ao fato de o Flamengo estar em queda livre e consistente na tabela.

O futebol do Rio abre o returno com dois times na zona da degola e o Flamengo olhando para a parte de baixo da tabela. A Cruz de Malta anda na segunda divisão, lutando contra times menores, gramados ruins e jogos em dias esquisitos.

A abertura do returno mostra que o roteiro do Brasileirão ainda aguarda um desfecho. Esse Palmeiras aí não tem nada de especial, algo que se pode afirmar do G4 inteiro e, de resto, da primeira página da tabela. Claro que os paulistas são favoritos - têm dinheiro, organização e o único campeonato regional que vale alguma coisa, revelando jogadores e preparando para a temporada.

Para os mineiros, a rodada evidencia que o Galo de verdade é candidato, no máximo, a Libertadores, assim como o Cruzeiro pode mostrar contra o Náutico, na zona de rebaixamento, que ainda tem chances de lutar por uma vaga no torneio continental.

Nas próximas rodadas, os times com jogos a menos – Internacional, Atlético, Cruzeiro, Santos e Botafogo – igualam o número de partidas dos adversários. Aí as ilusões viram fumaça. Cortesia da fórmula de pontos corridos. Quem gosta de ficção que mude de canal.

Alexandre Freire

Nenhum comentário:

Postar um comentário