18 de agosto de 2009

Números, pessoal, números!


Em um minuto, fiquei pensando em quantos números rodeiam o futebol. É terreno fértil para as estatísticas. E são tantas que, ao final de um domingo, mal consigo lembrar duas que escutei. Vamos tomar como exemplo três partidas de domingo com os times mineiros.

Às quatro da tarde, começou o jogo que faria o América deixar para trás cinco anos de rebaixamento da série B. No mesmo horário, o Galo tirou o seu nome do G4 pela primeira vez. Bom para o Corinthians, que se perdesse ou empatasse, completaria seis jogos sem vencer. Lá no Mineirão, o Santos garantiu mais um empate no Brasileiro, agora são sete no campeonato.

De olho na tabela depois do fim do primeiro turno, dá pra ver algumas situações interessantes. Uma que chama a atenção é a do Avaí: com oito vitórias e há nove jogos sem perder, o time está numa confortável sexta posição já colado no Atlético (este, com um jogo a menos, é verdade).

O artilheiro ainda é o Adriano, com dez gols...e se pegássemos só ele como exemplo, seria possível levantar estatísticas sem fim: quantos gols já fez na carreira, quantos com a camisa da seleção, quantos fora do Brasil e por aí vai.

Durante um jogo assistido pela televisão, os números pulam na tela: porcentagem de posse de bola, quantidade de cartões, de faltas, de escanteios...E dá pra saber tudo dos últimos confrontos entre os times em questão: quantas partidas cada um ganhou, quando foi, quantos jogos em Brasileiros e qualquer detalhe que os números estão prontos a responder.

Agora, você consegue se lembrar de metade dos números que escrevi? E olha que o texto pode ser lido quantas vezes for necessário. O que passou na TV ou foi escutado pelo rádio, já era. E duvido que os telespectadores e ouvintes consigam absorver tanta informação. Qual seria, então, a função de tantos números?

Carol Delmazo em breve de volta em "De Salto Alto"

2 comentários:

  1. Esses números deixam a gente maluco da cabeça.

    saulobotafogo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Acho que os números são importantes para analises. Deixar o "achismo" de lado, especialmente na cobertura jornalistíca.

    "Achar" que é inaceitável perder para o Goiás no Mineirão, qualquer um pode achar. Mas e se eu te disser que o time do Centro-Oeste é dono do 5º melhor aproveitamento da história dos pontos corridos? Muito melhor do que de times grandes como Atlético, Botafogo, Fluminense, Flamengo ou Corinthians? E se falarmos que o Goiás só perdeu três vezes no ano fora de seu estádio? E já estamos no final de agosto...

    Jogar números apenas por jogar em cima do ouvinte, telespectador ou leitor é gerar isso que você disse: uma confusão impossível de ser acompanhada. Mas os números são importantes, sim. Eles não vão dizer o futuro. Não vão garantir a vitória do Goiás ou coisa do tipo, mas vão te ajudar a entender o futebol como algo que possui lógica e pode ser estudado.

    ResponderExcluir