3 de agosto de 2009

O Galo tem um camisa 10

(Renan Oliveira. Foto: O Tempo)
Renan Oliveira deve ser titular do Galo. O treinador Celso Roth precisa trabalhar isso. O atleta da base é um autêntico camisa 10, e o time precisa justamente de um legítimo jogador dessa posição. Júnior, improvisado como meia, vira uma alternativa para a organização do jogo. O campeão da Seleção Brasileira de 2002 pode até bancar o "tutor" de Renan, ajudando-o a apurar o passe, levantar a cabeça, jogar com inteligência.

Além disso, Renan é craque. Contudo, contra ele pesam a imaturidade dos 19 anos, a pressão de vestir a camisa alvinegra, a cabeça que deve balançar diante de propostas milionárias que vêm do exterior de quando em quando. Por isso ele precisa ser orientado. Roth, Júnior e o próprio presidente do Galo podem ter esse papel.

E Renan não vai durar no Galo. Vai ser vendido para o exterior, que é o destino de todos os jovens craques desse país. Precisa, portanto, de ter sua chance de cravar no Atlético sua trajetória vencedora, coincidente com a que o próprio clube pode ter nessa temporada, em que é claramente candidato a uma das vagas da Libertadores.

O gol de Renan Oliveira ontem no final da partida contra o Coritiba é uma amostra do que o jogador é capaz de fazer. Tem a frieza, a lucidez e, principalmente, o talento para decidir uma partida dentro da grande área, terreno onde só os craques giram daquele jeito e colocam a bola onde mesmo goleiros acostumados a milagres são impotentes.

Alexandre Freire

5 comentários:

  1. Alexandre,
    concordo com tudo que você falou,
    o Renan tem um futuro brilhante,
    e tem tudo para ser o melhor
    jogador do segundo turno do
    brasileirão.

    ResponderExcluir
  2. e´um crack so q é medroso nas horas h afina!!

    ResponderExcluir
  3. meio de campo por favor leia meu email sou atletico des q nasci mas o time do galo vai,vai,vai,depois decepciona toda a massa .to cansado disso já . agente espera e nada de titulo !!! ai naõ da!!

    ResponderExcluir
  4. O Renam não é bom jogador...
    falha muito quando o atletico precisa dele..
    por mim o Renam ja tinha saido do Galo á muito tempo pois atrapalha mais que ajuda...
    ainda mais por ser camisa 10 ele não merece...

    ResponderExcluir
  5. Sílvio Pereira Cardoso

    Unaí Minas Gerais!!!



    Amigos do Meio de Campo!!!!



    O Cruzeiro faltou pouco pra ser campeão, faltou um centroavente.

    Welligton Paulista anda longe de ser um centroavante.

    ResponderExcluir