19 de junho de 2009

Vamos, vamos, Cruzeiro!

Kléber: correu, apanhou e foi premiado com um gol. Foto: VipComm/Divulgação

Contrariando a previsão dos pessimistas e de atleticanos, o Cruzeiro venceu o São Paulo, em pleno Morumbi. Foi com propriedade: 2 a 0! Os heróis cruzeirenses foram Henrique (autor de um golaço) e Kleber (cobrando pênalti).

O empate seria suficiente, mas os jogadores celestes queriam mais. E a vitória não foi somente contra o atual tricampeão brasileiro. O time derrotou ainda a desconfiança de milhares de torcedores cruzeirenses.

Os tropeços fora de casa para Náutico, o próprio São Paulo e Palmeiras, pelo Brasileirão, deixaram a China Azul preocupada. Não era pra menos. No ano passado o retrospecto ruim como visitante foi apontado como a principal causa da perda do título da competição.

Wagner enfrenta Eduardo Costa, que acabou expulso. Foto: VipComm/Divulgação

Mas na Copa Libertadores da América a história é diferente. Afinal, Libertadores é Libertadores, né? Além disso, em cinco partidas longe de Belo Horizonte, o Cruzeiro só perdeu para o Estudiantes, de La Plata-ARG – que, aliás, enfrenta o Nacional-URU na outra semifinal.

A Raposa está mais perto do tricampeonato. O próximo adversário será o Grêmio. O primeiro confronto jestá marcado para a semana que vem – dia 24. Novamente, a missão celeste não será fácil. Os gaúchos têm tradição e um bom elenco.

Os gremistas tiveram a melhor campanha na fase de grupos: cinco vitórias e um empate. Por isso vão fazer o segundo jogo das semifinais em Porto Alegre. O desempenho do Grêmio, somados os jogos das oitavas e das quartas-de-final, ainda é um dos melhores – sete vitórias e três empates.

Por outro lado, se o Cruzeiro foi o quinto melhor primeiro colocado, agora o time azul tem o mesmo aproveitamento que os gaúchos, somadas todas as fases. Graças aos triunfos sobre o São Paulo, a Raposa tem agora oito vitórias, um empate e uma derrota.

Wilson Gottardo levanta a taça em 1997: presságio? Foto: Cruzeiro/Divulgação

Cruzeiro e Grêmio já se enfrentaram quatro vezes na história da Copa Libertadores da América, todas em 1997. Na fase de grupos, a Raposa perdeu no Mineirão por 2 a 1, logo na estréia, mas levou a melhor no estádio Olímpico ao ganhar por 1 a 0.

Nas quartas-de-final os times se encontraram novamente. Na primeira partida, em Belo Horizonte, a equipe celeste venceu por 2 a 0. No jogo de volta, em Porto Alegre, a vitória foi do Tricolor, mas por 2 a 1. O gol marcado na capital gaúcha classificou a Raposa para as semifinais.

Um bom presságio. Afinal, naquele ano o Cruzeiro acabou conquistando seu segundo título na história da Libertadores. E vale lembrar que Ramires estará à disposição do técnico Adílson Batista para o jogo de volta contra o Grêmio, possivelmente no dia dois de julho.

Parabéns ao Cruzeiro pela classificação. Parabéns aos torcedores que apoiaram e acreditaram na equipe, apesar dos pesares. E um aviso para aqueles que já pediam a cabeça do técnico Adílson Batista: deixem o homem trabalhar em paz!

Fábio Pinel é apesentador do programa Meio-de-Campo.

Um comentário:

  1. A turma do meio de campo. Meu nome é Leonardo Mendes Barreto e sou torcedor do Cruzeiro. Pergunto: O Cruzeiro vai disputar novamente o campeonato Brasileiro e a Libertadores. Será que o time pode cometer novamente o mesmo erro que cometeu este ano. Esquecer o Brasileiro e se preocupar somente com a libertadores? O que acham?

    ResponderExcluir