5 de junho de 2009
O Crepúsculo dos treinadores
Emerson Leão no Sport. Leonardo no Milan. Duas notícias que colocam na roda uma questão que deveria incomodar muito os dirigentes esportivos, mas que por enquanto incomoda a Associação Brasileira de Treinadores de Futebol. Quem vc gostaria de ter como técnico do seu time? Um jovem promissor e , ouso dizer, cosmopolita como Leonardo ? Ou um velho turrão e ranzinza como Leão? Claro que para uma pergunta tão tendenciosa, só poderia haver uma resposta. Mas a questão crucial é esta mesmo.
A saída de Leão do Atlético, a forma como tudo aconteceu com goleada e invasão de campo, expôs cruelmente a decadência, não apenas de um técnico, mas de um estilo. Leão sempre me lembrou o lendário Yustrich. Para quem nunca ouviu falar , era um treinador que dava instruções e porradas nos vestiários. Mais porradas que instruções, é verdade. Leão é mais sutil, cultiva a antipatia, despreza craques e gosta de altos salários. Problema dele, mas é um problema. Em duas semanas Celso Roth, que não é nenhuma brastemp, deu um jeitinho no Atlético, o que Leão não conseguiu em meses. Me arrisco a dizer que o Atlético foi o último time grande treinado por Leão. Um indício de que esta previsão pode se concretizar foi o demorado acerto com o Sport que tentou antes Vagner Mancini e Ney Franco. Leão foi a última opção. Duvido que vá durar até o final do Campeonato Brasileiro.
Do outro lado do Atlântico, o Milan anuncia a contratação de Leonardo, agora como treinador. Já foi diretor e gerente executivo do Clube. É a tradição européia de promover a treinador não apenas um jogador de futebol, mas uma pessoa inteligente, aberta e consciente de que o mundo mudou. Está aí Guardiola, campeão da Liga dos Campeões com o Barcelona.
Alguns clubes brasileiros estão de olho nessas mudanças de rumo e este ano de 2009 parece ser um divisor de águas. Adilson Batista e Muricy Ramalho já deixaram de ser apenas revelações. O mercado está aberto à renovação. Mas o que mais chama a atenção é que este é o ano do crepúsculo dos antigos treinadores: Leão, Felipão, Parreira, Nelsinho Batista, Geninho, Antônio Lopes, Joel Santana, Tite e até Luxemburgo estão perdendo a simpatia de dirigentes e adeptos na torcida. O futebol ficou complexo demais para eles.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Grande Fábio Pinel, meu brother!
ResponderExcluirBom demais este blog! Parabéns! Tô ligado no programa!
Um abração!
Pedro Antônio
CARO PINEL,
ResponderExcluirNÃO DURMO NO DOMINGO SEM ANTES ASSITIR O EXCELENTE PROGRAMA MEIO DE CAMPO.
APROVEITO A OPORTUNIDADE E PERGUNTO:
O CRUZEIRO É O CANDITADO NUMERO 1 PARA GANHAR A LIBERTADORES 2010 E UM DOS CANDITADOS A GANHAR O BRASILEIRO 2010?
ABRAÇOS A TODOS E CONTINUE COM ESTE SUCESSO!!!
NELIO ANGELO
BHTE-MG
Fabio estarei lançando na segunda feira, dia 17/05, o Livro A Preparação Tática no Futebol Moderno, preciso lhe enviar o convite, mas como perdi seu e-amil, por favor me ligue no 31.9198.1021, para que eu possa lhe enviar. Grande abraço.
ResponderExcluir