22 de junho de 2009

Dunga e seus críticos


Mário Jorge Lobo Zagallo disse em 2007: vocês vão ter de engolir o Dunga. A frase que o velho lobo já havia desferido em defesa própria, depois de vencer a Copa América em 1997 sob uma chuva de críticas, foi repetida dez anos depois para socorrer o atual treinador da Seleção em situação análoga.

Após a vitória do Brasil sobre a Itália nesse domingo, os críticos de Dunga têm um motivo a mais para, como diz aquela campanha publicitária, “rever seus conceitos”. São, salvo engano, 29 vitórias no comando dos pentacampeões do mundo, atropelando escretes de primeiro escalão, como a Azzurra, que voltou para casa hoje, Argentina e Portugal.

Pela frente, o Brasil faz uma semifinal na quinta-feira contra a África do Sul. Espanha e Estados Unidos terão decidido a outra vaga um dia antes. Zebras desconsideradas, teremos daqui a uma semana uma decisão da Copa das Confederações entre o Brasil e a campeã da Europa do ano passado, ambas com 100% de aproveitamento até aqui no torneio no continente africano. O jogo que todo mundo quer ver e estava previsto.

A Seleção que o país acompanhou em Pretória contra os tetracampeões do mundo está jogando muita bola, na melhor tradição do futebol arte. Dunga tem toda condição de colocar mais um título no seu currículo. Para quem achava que ele só é capaz da tal estratégia de resultados, é hora de virar o disco. Como disse Zagallo, vão ter de engolir o homem.

Alexandre Freire com charge de Duke (www.dukechargista.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário