18 de maio de 2009

Intenção e gesto

A CBF decidiu afastar o juiz Wilson Luiz Seneme. Segundo a entidade o árbitro não agiu com rigor para punir a violência no jogo entre Atlético e Grêmio. Nada ver com o Pênalti no último minuto do jogo.
O Pênalti polêmico que deu a vitória ao Atlético contra o Grêmio rendeu muitos comentários. A maioria deles bairristas.
Acho que já não há dúvida de que a bola bateu no braço de Joilson. E uma velha questão aparece: mão na bola ou bola na mão. E aqui tenho que concordar com os árbitros: é subjetivo sim. E como concluir se o jogador teve ou não a intenção de tocar a bola ? É simples, e o jogo entre Atlético e Grêmio é rico em exemplos. Veja. O Lance de Welton Felipe foi claramente uma "bola na mão", já que o jogador não fêz nenhum gesto que revelasse sua intenção de tocar a bola. Foi apenas uma trapalhada digna de Welton felipe. Já o lance de Joilson foi "mão na bola", porque o jogador, ao abrir os braços, acrescentou uma área de possível contato da bola com o corpo, aumentando a possibilidade de domínio. O árbitro usou este critério, embora o link da reportagem afirme o contrário. Se há intenção, sempre haverá um gesto que irá denunciar o infrator.

2 comentários:

  1. O que acho mais tosco desta história é o juiz ter que saber qual foi a intenção do jogador... é tipo uma coisa impossível julgar intenção... pelo menos deveria...
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. SOU ATLETICANO MAIS TENHO QUE ADMITIR, O GALO INFELISMENTE TRABALHA DE FLANELINHA PARA O CRUZEIRO, VAI PERDER A VAGA NA LIBERTADORES E MAIS UMA VEZ PROVOU QUE NÃO É TIME ACOSTUMADO A CHEGAR!!!!

    ResponderExcluir