4 de maio de 2009

Favorito, sim senhor!

Recentemente escrevi aqui no blog sobre o bom começo de temporada do Internacional-RS e porque eu considero os gaúchos candidatos ao título do Campeonato Brasileiro. Agora vou falar do Cruzeiro – que também chega forte na briga pela taça.

Campeões de forma incontestável. Foto: Emmanuel Pinheiro

Atual bi-campeão mineiro, a Raposa mostra uma coincidência nas duas últimas conquistas. Se o Inter obteve duas goleadas nas finais por 8 a 1, sobre o Juventude e Caxias, a equipe estrelada goleou o maior rival, duas vezes, por 5 a 0!

Nas duas ocasiões o técnico era Adílson Batista. E desta vez, aos trancos e barrancos (por causa das críticas sobre o, agora comprovado, bem-sucedido rodízio), o comandante celeste conduziu o Clube à sua 10ª conquista estadual de forma invicta.

Os números impressionam: são 12 vitórias e cinco empates. O ataque foi o melhor, com 51 gols a favor (média de três por jogo). A defesa teve, ao lado do América, a melhor média de gols sofridos por partida (0,76).

Se contabilizarmos o desempenho na Copa Libertadores e no Torneio Verão, os números continuam chamando a atenção. Nos 25 jogos em 2009 foram 18 triunfos, seis empates e apenas a derrota para o Estudiantes-ARG (0 a 4). São 68 gols marcados e apenas 21 contra.

O elenco tem grandes jogadores. O mais importante no momento talvez seja Kleber – artilheiro da equipe na temporada, com 15 gols. O meio-campo é um dos melhores no Brasil: Marquinhos Paraná, Fabrício, Ramires e Wagner dispensam comentários.

A defesa, muito contestada nos anos anteriores, encontrou peças importantes, como Leonardo Silva, e conta com o bom momento de Léo Fortunato. Adílson ainda tem à disposição Thiago Heleno, Gustavo e Anderson – que travam uma boa briga pela titularidade.

Fábio: segurança e experiência. Foto: Divulgação/VipComm

E o goleiro Fábio? Que fase vive o camisa 1! Ótimas defesas e liderança dentro de campo – é hoje o capitão da equipe. Contestado no passado por parte da torcida, deu a volta por cima e agora é quase uma unanimidade entre os cruzeirenses.

Por isso afirmo que o Cruzeiro é um dos candidatos ao título do Brasileirão. O começo será difícil. Enquanto seguir na briga pelo tri-campeonato da Libertadores, imagino que Adílson Batista deixará a competição nacional de lado – no bom sentido.

Mas é importante não vacilar. O time enfrenta, nas seis primeiras rodadas, Flamengo (09/05), Náutico (17/05), Vitória (23/05), São Paulo (31/05), Internacional (06/06) e Palmeiras (14/06).

Deixo um alerta para a China Azul: nada de desânimo ou pessimismo caso o time tenha – e terá! – alguns tropeços. Ser campeão mineiro é uma coisa. Disputar a Série A é outra...

Fábio Pinel é apresentador do programa Meio-de-Campo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário