18 de fevereiro de 2009

Kaká voltará ao futebol mais fragilizado

Seguem alguns comentários sobre a lesão do Kaká.

As entorses de tornozelo são comuns tanto em atletas quanto em não-atletas. O que acontece pode ser comparado com as lesões de ligamentos do joelho como, por exemplo, a lesão do ligamento cruzado anterior.

A diferença é que na articulação do tornozelo a cirurgia é quase sempre dispensável, desde que se faça um programa de reabilitação apropriado (não basta fortalecer o músculo, é preciso reeducar o mesmo a reconhecer o momento apropriado para agir).

Trocando em miúdos, o que tem de ser feito é transferir a função de estabilização do tornozelo, anteriormente feita pelos ligamentos (que não se regeneram), para os músculos.

Vê-se, portanto, que um atleta com histórico de entorses no tornozelo é muito mais susceptível a novas lesões, tanto no próprio tornozelo acometido (às vezes até fraturas) quanto nas articulações adjacentes (como o joelho). Isso porque se a estabilidade é precária no ponto de apoio do corpo ao solo, as sobrecargas nas outras articulações tornam-se maiores.

Apesar do pouco tempo de afastamento do atleta, este tipo de lesão não pode ser minimizada, seja você atleta ou não. Teremos Kaká de volta à Seleção, mas ele terá mais chances de voltar a se contundir. Infelizmente.

Cláudio Alvim Scianni
Especialista em Fisioterapia Esportiva e mestre em Ciência da Motricidade Humana

Nenhum comentário:

Postar um comentário