30 de junho de 2010

Copa... América do Sul

Chegam as quartas-de-final e quatro, das cinco seleções sul americanas, estão na disputa do mundial. Brasil e Argentina não são novidades, pelo contrário, estão acostumadas a chegar nessa fase. O Uruguai também não é um estreante, chegou as semifinais em 1970, eliminado justamente pelo Brasil tricampeão daquele ano. Já o Paraguai alcançou um feito ao vencer o Japão nos pênaltis e pela primeira vez está entre os oito melhores do mundo.

Pelo cruzamento podemos ter quartas-de-final sul americanas. Apesar de não acreditar na classificação do Paraguai, que enfrenta a Espanha, e de achar que a Alemanha supera a Argentina, torço para que as quatro seleções passem de fase.

Caso isso não aconteça pelo menos que Holanda e Espanha sejam as representantes européias. Para o futebol seria bom. Isso porque ambas sempre foram equipes que impuseram uma forma ofensiva de jogar, e talvez colocaria em cheque sistemas extremamente defensivos como da Itália, Suíça, Inglaterra, Portugal e da grande maioria das seleções do velho continente.

Essa Copa já premiou quem buscou o gol e pode sepultar o fantasma de 82 que estragou o futebol mundial com a vitória da Azzurra que ditou o que o esporte bretão deveria priorizar a defesa ao ataque.

Cláudio Gomes é editor-chefe do Meio-de-Campo

Nenhum comentário:

Postar um comentário