1 de março de 2009

Decisão anunciada

Atlético e Cruzeiro vão decidir o Campeonato Mineiro – disso ninguém duvida. Ao contrário de outros anos, em que, como recentemente, um Ipatinga mostrava-se candidato ao troféu, ou, como em eras passadas, um América poderia ser considerado adversário de igual calibre, a atual temporada deixa clara a enorme diferença entre os dois grandes e os demais.

Se a fórmula do campeonato fosse de pontos corridos, o Cruzeiro já poderia mandar gravar seu nome na taça. O time celeste tem um grupo tão afinado, tão forte tática, técnica e fisicamente, que batê-lo em campo hoje é uma façanha.

Mas as regras do torneio equilibram as forças. O time de Leão vem mostrando em campo que está se acertando. No jogo de sábado, a vitória sobre o Uberlândia foi convincente. Uma defesa segura, bem postada, que não leva gols há três jogos, um meio de campo disciplinado e um ataque rápido. O alvinegro centenário avança em entrosamento a cada partida.

Ao mesmo tempo, o Cruzeiro passeou em campo contra o Ituiutaba, que sabe tocar a bola e mostrou personalidade contra a Raposa. O Boa terminou o jogo com nove atletas e a dignidade integral. Não deu chutão, não apelou, não se entregou. Mas o time de Adílson Batista parece uma orquestra de tão afinado. Se toma gol, é por certo desinteresse que acomete times muito mais fortes que os adversários.

Tudo caminha para mais um clássico. E as variáveis aí se perdem de tão complexas. Quando o Atlético coloca mais de 24 mil torcedores no Mineirão num sábado à tarde sem nenhuma atração especial, traz para junto de si a torcida, que sempre joga uma cartada forte nessas ocasiões. Uma torcida que sabe que o confronto se anuncia e quer levar ao estádio seus sonhos de glória.

E tem Diego Tardelli, Éder Luís e a meninada da base com fome de bola de um lado. E tem Kléber, Wellington Paulista e Ramires, esse incomparável maestro, de outro.

Alguém tem palpite? Eu prefiro colocar as barbas de molho e esperar as próximas rodadas. Certeza, uma só. Cruzeiro e Atlético estão com fome de gols, sede de bola, desejo de títulos. Têm técnicos de primeira, jogadores de elite e sabem que o Mineirão, esse templo majestoso, voltará a ser palco de um novo grande duelo. Como todos os do passado. Como todos os que estão gravados nas nossas memórias de torcedor. Como todos que fazem do futebol essa arte que não se esgota.

Alexandre Freire

2 comentários:

  1. Esqueceram de registrar que o time que tem jogado o Estadual é sempre recheado de jogadores reservas, tá aí a grande diferença.

    O Cruzeiro sobra no Mineiro.


    Siga meu blog

    Saudações Celestes

    SITE/BLOG
    Sou Cruzeirense - Site
    Sou Cruzeirense – Blog
    CRUZEIRO: O MAIOR DE MINAS
    Clique AQUI e visite a Seção de Brindes do Sou Cruzeirense

    ResponderExcluir
  2. E MAIS COMO O DE COSTUME, O ATLETICO TEM A RAÇA A SEU FAVOR, E SUA TORCIDA, A TORCIDA MAIS APAIXONADA E QUE DA UMA FORÇA TREMENDA, NAO É ATOA QUE É 12 JOGADOR, NOS TORCEDORES NAO ENTRAMOS EM CAMPO FISICAMENTE, MAIS NOSSA FORÇA E NOSSO ENTUSIAMOS MEXE COM QUALQUER JOGADOR..
    BJOS TATY MARQUEZANI .ALIPIO DE MELO

    ResponderExcluir