3 de março de 2009

Evolução?

Um amigo meu presenciou a reunião da International Board. Aquele encontro onde quatro homens da Fifa e igual número de representantes do futebol britânico decidem sobre as regras do futebol. Ele me relatou tudo sobre a reunião. Contou-me inclusive que fez algumas intervenções durante o encontro, no último sábado. No diálogo a seguir vou tratar os homens da International Boad por HIB e meu amigo por Evo.

HIB: – Colocamos em questão algumas mudanças nas regras do futebol.
O mais velho dos HIB ponderou:
– Mudanças?! Mas já não mudamos aquela regra que não permite mais o goleiro pegar a bola com as mãos em um recuo?
O HIB mais novo respondeu:
– Mas isso foi há mais de uma década!
O HIB mais velho:
– Só isso! E já estão querendo mudar mais uma regra?
Evo via que aquela discussão não saia do lugar, então interveio:
– Gente, o futebol precisa de mudanças. Todos os esportes evoluem em suas regras. Vejam o vôlei. Depois de tantas modificações nas regras, ganhou mais espaço no cenário mundial. Ficou dinâmico.
Diante disso, os HIBs foram direto aos pontos:
– A primeira mudança diz respeito ao cartão laranja. O que acham?
Um dos HIB mais sensatos diz:
– Nós não conseguimos definir até hoje quais os critérios para os cartões vermelhos e amarelos e já vamos criar outro cartão?
Um silêncio profundo se segue até que um deles diz:
– Mudança negada. Próxima proposta a ser analisada: quatro substituições por jogo. Sendo que a quarta só poderá ser utilizada em caso de prorrogação! E olhe lá!
Evo intervém novamente:
– Quantas partidas em um universo de mil vão para a prorrogação? Assim não muda nada!
O HIB mais velho diz:
– É uma mudança muito radical. Deixemos do modo como está. A próxima questão é permitir que os treinadores fiquem na área técnica por todo o jogo.
Evo mais uma vez:
– Gente, isso não é novidade. Luxemburgo e Leão já fazem isso no Brasil.
O HIB mais velho diz:
– Como o Brasil é evoluído. Mudança aprovada!

Assim foi o debate a respeito das mudanças propostas. De um lado os HBIs, conservadores ao extremo. Do outro, um participante, que pouco aparece por lá. O amigo Evo. De um sobrenome curioso: Evo Lução. Ao final, nunca se viu tantas mudanças de uma só vez no futebol. Além da permanência dos técnicos na área técnica, um auxiliar atrás de cada gol e uma alteração na regra do impedimento foram aprovadas. Tudo graças ao amigo EVOLUÇÂO.



João Paulo Ribeiro

Um comentário:

  1. gostaria que alguem me explicasse o porque que o cruzeiro insiste com Adilsom Batista, desde que ele veio para o cruzeiro que não consigo nem sequer ouvir falar do time. Não entendo como uma pessoa chega ao clube e dita normas e regras que ninguem concorda nem torcedores nem imprensa e nem diretoria e ningúem faz nada. Cobram da torcida que não apoia o time e nãovai ao campo,torce para quem se nem os jogadores sabe quem vai jogar,isto traz desconfiança, irritação,revolta,raiva,para todos nós, que poder é este que o adilsom tem que ele manda e desmanda no cruzeiro,afinal ele é umempregado do clube,o time nãotem entrosamento,não tem conjunto, não tem liderança,é claro pois cada dia tem um time em campo, enquanto todos os times de futebol estão buscando isto, o adilsom faz o contrário, o que adianta ter bons jogadores se não tem treinador, para libertadores tem que ter técnico de ponta, que não seja medroso. Até quando a torcida do cruzeiro vai ter que aguentar este treinador.será que a diretoria não desconfiou até hoje que a torcida não quer o adilsom batista.ele faz questao de tirar ou dispensar justamente os jogadores que a torcida gosta,falou que dispensou o jadilsom pois tinha fernandinho, so o adilsom ve que o fernandinho joga bola, não jchegao aos pés do jadilsom, não dá sequencia ao sorim, um dia o jogador é o melhor em campo outro dia ele não está nem no banco, leandro domingues, maxuel,e bernardo são muito melhores do que o vágner, o vagner não joga bola a mais de um ano enão sai dotime,eu sinceramente não consigo torcer para o cruzeiro,prefiro torcer contra o atlético. gostaria que lessem este meu comentário que deve ser o 5 que envio para lugares diferentes mas ninguém le e nem postam.eta santo forte este do adilsom, ainda bem que não é o mesmo do Fernandinho,que ele se recupere mas para jogar em outro time.

    ResponderExcluir