16 de março de 2009
Eulaema atleticana
Até que ponto vai a paixão do torcedor? Ora, ela não tem limites! A resposta parece vaga, mas é a mais pura verdade. Que o diga o biólogo atleticano André Nemézio, de 38 anos.
Ele foi o responsável pela descoberta de sete novas espécies de abelhas na Mata Atlântica. Um feito relevante, que merece destaque na mídia especializada nacional e estrangeira.
Só que a descoberta em si não foi o fato mais importante do trabalho de André. O que chama a atenção foi a forma como ele batizou uma das espécies: Eulaema atleticana.
Segundo o pesquisador, esta abelha não produz mel e não mora em colméias. Elas se reproduzem como a maioria dos seres vivos (é isso mesmo que você pensou!) e são importantes polinizadoras.
"Mas ela é valente e não teme nenhum adversário, tal qual o glorioso Atlético", disse-me André, em entrevista feita nesta segunda-feira, no Instituto de Ciências Biológicas da UFMG.
Ele revelou ainda que, por experiência própria, descobriu que a picada da Eulaema atleticana é bastante dolorida - ossos do ofício, mas tudo pelo bem da ciência.
André não tem a pretensão de trocar a mascote alvinegra - o Galo, criação do chargista Mangabeira, lá pelos anos 50. Mas admite que gostaria de ver a ala feminina da torcida adotando o inseto.
O motivo? Apenas as fêmeas da Eulaema atleticana possuem ferrão - característica que as diferenciam dos machos da espécie. Um amigo meu diria: "Assim como as atleticanas de carne e osso"...
Certamente, esta prova de amor pelo clube causará as mais diversas reações nas pessoas. E no caso dos cruzeirenses, não faltarão inúmeras piadas e provocações a respeito.
Mas o que ninguém poderá negar é o fato de que o futebol é capaz de transformar as pessoas. Neste caso, de uma forma positiva. Esta aí a beleza do esporte: a paixão do torcedor...
A singela demonstração de carinho de André me faz refletir: por que algumas pessoas insistem em provar o seu amor pelo time agredindo - e às vezes, até matando - torcedores rivais?
PS: post dedicado ao amigo Giovani Goulart (in memorian).
Fábio Pinel é apresentador do programa Meio-de-Campo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Pois é, sou atleticano e li a notícia com uma certa surpresa! Adorei a idéia de colocar "atleticana" no nome científico de um animal.
ResponderExcluirComo li em outro site, daqui a 1000 anos pode nem existir mais futebol, mas a memória do Atlético estará guardada nos livros de biologia, pelo menos.
Pra concluir:
GAAAAALOOOOOOO!!!
Ou seria melhor:
AAAABEEEELHAAAAA!!!
Muito boa, o Atlético Mineiro como sempre ditando a moda, como sempre primeiro em tudo. Não vai demorar aparecer os copiadores sem criatividade e loucos de inveja. Engole Perrela.
ResponderExcluirCocoriiizzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz.
Ai, ai ... "Abelhinha"! na gíria isso quer dizer: maricas. Bate as azinhas, bate ...
ResponderExcluirEssa camisa preto e dourado não dá sorte ao Atlético. Na comemoração dos cem anos, não ganhou a partida. No torneio de verão ente ano, não foi bem. Então não inventa.
ResponderExcluir"...Serei Cruzeiro, mesmo que a bola não entre, mesmo que o mineirão se cale, mesmo que o manto sagrado desbote, mesmo que a vitória esteja longe. Serei Cruzeiro, seja longa a jornada, seja dura a caminhada, Cruzeiro no peito e na alma, no grito e nas palmas... SEREI CRUZEIRO ATÉ MORRER...!!! "
ResponderExcluir"Existe um grande clube na cidade!
Que mora dentro do meu coração!
Eu vivo cheio de vaidade!
Pois na realidade é um grande campeão!
Nos gramados de Minas Gerais!
Temos páginas heróicas imortais!
Cruzeiro Cruzeiro Querido!
Tão combatido! Jamais vencido!"
★
★ ★ ★
★
CAMPEÃO:
BRASILEIRO:66,2003
LIBERTADORES:76,97
TETRA DE COPA DO BRASIL:93,96,2000,2003
Supercopa dos Campeões da Libertadores:91,92/entre muitos outros!
eu amo p cruzeiro a derrota me deixou muito triste mais confio muito no cruzeiro...
e o emerson leão foi ai hoje pq eles ganharam e ta achando que é o tau.quem nunca comeu come mel quando come se lambuza.
galoooooooooooooooooooooooo
ResponderExcluirO Atleticano é diferente de qualquer outro torcedor
ResponderExcluir> É diferente, pois não se restringe a ser
> Somente torcedor
> Ser Atleticano é como casamento
> Na saúde e na doença
> Nas alegrias e nas tristezas
> Mesmo quando a doença parece não ir
> E as tristezas teimam em permanecer
> O Atleticano é capaz de
> Após uma derrota humilhante
> Pegar a camisa no armário
> E sair às ruas
> Mesmo sendo alvo de piadas
> Isso por que o Atleticano não torce por um time
> Torce por uma nação
> E tal qual em uma guerra
> Um cidadão não renega um país
> Mesmo que a derrota seja grande
> O Atleticano apóia seu time na derrota
> Pois os obstáculos engrandecem
> Seu sentimento de nacionalismo
> E que me perdoem os que têm apenas títulos
> Claro que são importantes
> Mas o Atleticano tem algo que os outros nunca terão
> Tem paixão
> Tem o Clube Atlético Mineiro
Leila DuRaesss ♥
Vamos vamos cruzeiro vamos vamos a ganhar eu vou aonde vc for so pra ver vc jogar com o coraçao com muito amor cruzeiro o mais qerido do BRASIL
ResponderExcluircalma gente... isso é só uma abelhinhaa... lembrem-se sempre: SEMPRE QUE UMA ABELHA PICA ALGUÉM, ELA MORRE LOGO APÓS... traduzindo para o clube mineiro: O GALO NADA, NADA E MORRE NA PRAIA... kkkkkkkkkkkkkkkkkk
ResponderExcluir'AQUI A IMAGEM DO CRUZEIRO RESPLANDECE'
mais uma vez a torcida do galo mostra seu incomparavel amor ao galo
ResponderExcluirGALOOOOO!!!!!
Abelhinha,isso é uma bichona!!!
ResponderExcluirPelo menos a tal bichona q vcs dizem depois de um derrota sai de cabeça erguida i nao abaixa a cabeça ...
ResponderExcluir