8 de março de 2009

Ronaldo: o fenômeno está de volta

Eu achava que Ronaldo era um fenômeno de marketing. Não puramente. Trata-se claramente de um jogador diferenciado, mas nunca alguém da estatura de um Reinaldo, de um Tostão, de um Zico, para não recuar para uma época de craques ainda mais diferenciados, mas que viveram antes da televisão em sua fase afirmativa, a partir da década de 70 talvez.

Quando veio para o Corinthians, tão gordo, achei que o marketing tinha errado a mão. Um dos princípios da propaganda é a verossimilhança (parecer verdadeiro, mesmo que falso), e claramente ele estava muito acima do peso para jogar o futebol hoje, dominado pelo condicionamento físico apurado.

Não sei se foi o marketing que acertou. Eu errei. Vi isso hoje quando ele mandou aquela bola no travessão. Ali, um cara com visão de jogo, força muscular e técnica para mandar aquela pedrada de tamanha distância disse ao mundo que estava vivo.

O que se passou depois, entre uma arrancada em que ele puxa a bola para trás e o cabeceio perfeito para o gol, foi uma declaração de intenções. Ronaldo veio para fazer história. O fenômeno está de volta. Como nos melhores seriados.

Alexandre Freire

PS: outra coisa é como a mídia rapidamente repercute, ressoa os feitos do Ronaldo. Segundos depois do gol, ele era destaque nos sites. Foi no "Fantástico" também. Vamos conferir nos jornais de segunda-feira?

Nenhum comentário:

Postar um comentário