8 de março de 2009

Hoje é dia de Dona Lica!

Casa cheia de crianças e uma mistura de muita algazarra, disciplina e respeito. Assim fica a casa de dona Lica em dia de jogo. Dona Lica tem 62 anos, 38 deles dedicados ao futebol. Ela é presidente do Bola de Ouro Esporte Clube. Fundado há doze anos, o time é filiado à secretaria municipal de esportes. Filhos ela tem 63. Três são biológicos e outros 60 são os que ela chama de filhos do futebol. Eles jogam nos quadros mirim, com crianças de 9 a 12 anos, infantil, com adolescentes de 13 a 15 anos e juvenil, onde participam jovens com idade entre 16 e 17 anos.

Mãezona, com a presidente não tem bola perdida. Como o clube não tem patrocínio é ela, a presidente, quem lava o uniforme do time e mantêm o equipamento esportivo da meninada em dia. Na casa dela também ficam os troféus, as conquistas do clube. A mais importante ela mostra: o de Campeão Regional Centro-Sul da Copa Centenário.

Para ficar no time, as crianças não podem pisar na bola. O boletim é acompanhado pela presidente que marca homem a homem. Nessas horas, ela conta, vale tudo: conselhos, sermões e até broncas. E, se precisar chama a família pra uma preleção.

A saída de casa para o campo é uma festa. O campo no aglomerado da Serra pertence ao clube. Mas quando não há treino nem jogos oficiais é da comunidade. Durante os jogos a presidente dá olé. Faz preleção, arma o time, vai pra beira do campo, xinga, briga, incentiva. Já atuou como técnica e conta que no período não perdeu nenhuma partida. Pioneira conta que foi a primeira mulher a dirigir time de futebol amador no estado. E chegou a ser chamada pela imprensa de “Dama de Ferro do Futebol Amador”.


Entre tantos bons momentos o gol de placa mesmo ela marcou tirando as crianças das ruas. Salve dona Lica do Aglomerado da Serra! Salve a mulher brasileira! Salvem as crianças!...

Robson Valentim é jornalista da Rede Minas de Televisão

Nenhum comentário:

Postar um comentário