28 de julho de 2009

A rotina dos boleiros


Segunda-feira. O dia da preguiça. No reino do futebol, o dia da ressaca. Toda hora é hora de comentar pela décima vez a rodada do fim de semana.Mas tudo já passou, agora é pensar nos próximos desafios.

Terça-feira. A rotina já foi instaurada. No reino do futebol, dá pra ver algum jogo da segunda divisão só pra não perder o hábito de curtir a bola rolando. (Isso se o seu time está na elite. Se não estiver, terça pode ser O dia de assistir a uma partida).

Quarta-feira. Metade da semana se foi. No reino do futebol, dia de checar as escalações e os confrontos da noite. Seu time joga? Oportunidade de colocar na mala mais três pontos. Joga em casa? Chance de sair do trabalho direto pro estádio. A quarta-feira não passa em branco.

Quinta-feira. O dia em que você já consegue sentir os ares da sexta-feira. No reino do futebol, dia de terminar a rodada. O rival que está colado na tabela pode ter perdido ontem. É a chance de arrebatar três pontos e respirar alividado. Se o jogo é fora e não dá pra ver na TV, não custa ligar o rádio ou checar um site na internet. Afinal, em terreno de pontos corridos, a vitória tem que ser semeada toda rodada.

Sexta-feira. Mais algumas horas e adeus trabalho até domingo. No reino do futebol, dia de guardar as energias. (Ou se sofrer com mais uma rodada da série B).

Sábadão. Aí cada um aproveita como pode. No reino do futebol, com os primeiros resultados da rodada, surge um líder provisório, uma ou outra zebra e dá pra imaginar em que posição pode ficar o seu time amanhã. Ou hoje mesmo já teve o jogo, você já vai curtir a noite feliz ou com muita raiva pelo empate em casa ou por uma irritante derrota.

Domingo. Começa a semana na teoria. Na prática, o dia oficial do descanso. Como no reino do futebol é o dia D, o repouso termina logo. Depois do almoço. já é hora de se preparar para “le grand finale” da rodada. Com o apito inicial, aí vai o senta-e-levanta, os xingamentos, o coração a mil e, quem sabe, o(s) sonhado(s) grito(s) de gol. Feliz ou triste, a noite de domingo chega para decretar o fim do fim de semana. Hora de assistir ao “Meio de Campo”, rever os principais lances e dormir com a dor ou a delícia de torcer para o seu time.


Carol Delmazo é jornalista do "De Salto Alto", quadro do Meio de Campo

Um comentário: