12 de novembro de 2009

Em flagrante

O árbitro goiano Elmo Resende. Foto: Gazeta Press

O que aconteceu na noite desta quarta-feira no Parque Antártica foi um vergonha. Pode até ser muito bom para o futebol brasileiro.

O Palmeiras perdia o jogo por 2 a 1 quando, aos 40 minutos do segundo tempo, Danilo recebe uma bola no meio da área, um jogador do Sport dá condição legal ao zagueiro do Palmeiras, mas neste exato momento o juiz Elmo Alves Resende leva o apito à boca e apita, duas vezes. O goleiro do Sport para, Danilo segue e chuta para o gol. Diego Souza, ao lado de Danilo e de costas para o juiz, ouve o apito, lamenta e não comemora , mas ao olhar pra trás vê uma cena constrangedora: Vacilante, Elmo Resende ergue o braço em câmera lenta e, muito envergonhado, aponta o centro. Diego Souza então dá meia volta e corre para abraçar Danilo. Os jogadores do Sport correm para cercar o juiz. Mas ele confirma o gol.

Após o jogo, o programa Apito Final, da Band, mostrou o trecho da transmissão, sem a narração, e ficou claro o apito de Elmo quando Danilo domina a bola.

A Rede Globo ignorou o fato no Placar da Rodada, mas o Jornal da Globo também mostrou a cena com o som estridente do apito.

Não foi um erro comum. Veja bem, Carlos Eugênio Simon viu falta de Obina no jogo entre Fluminense e Palmeiras. Nenhuma câmera mostrou, mas ele disse que viu e esta discussão poderia se arrastar por meses, anos, séculos. Afinal de contas ele pode ter se enganado.

Agora, o que vai dizer Elmo Resende? Que apitou sem querer? Que apitou sim, mas que depois de olhar para o bandeirinha decidiu voltar atrás? Mas aí o jogo já estava parado...

Ele não tem escapatória.

Desta vez o juiz não vai poder surgir diante das câmeras, tomando chimarrão, para dizer que viu isso e não viu aquilo.

Hoje, Elmo Alves Resende Cunha foi pego em flagrante. Para o bem do futebol brasileiro. Mas ainda é cedo para dizer isso.

Túlio Ottoni é Diretor de Jornalismo da Rede Minas.

Um comentário:

  1. Acompanhando a jogada pela TV Globo, após o lance polêmico, o narrador Cleber Machado ignorou a informação dada pelo repórter de campo, que cobria o Sport naquele jogo. O repórter informou que o cameraman da Globo e da BAND, posicionados atrás do gol, ouviram o apito por duas vezes. Depois de receber a informação, o narrador Cleber Machado ficou em silêncio por vários segundos, juntamente com os demais colegas que trabalhavam na transmissão, e depois de muito tempo deram continuidade a narração do jogo como se fosse um gol legítimo. Provavelmente, durante aquele silêncio, eles estavam recebendo instruções do diretor de transmissão da emissora de que não podiam afirmar nada contra o Palmeiras.
    Lamentável.

    ResponderExcluir