Diego Tardelli está a cinco rodadas de entrar para o seleto grupo de jogadores que conquistaram a artilharia do Campeonato Brasileiro vestindo a camisa do Atlético.
Por cinco vezes o Galo teve o goleador da competição. A conferir: Dario (1971/72), Reinaldo (1977), Renaldo (1996) e Guilherme (1999).
Apenas o Vasco aparece à frente do Atlético neste quesito, com oito artilheiros na História do Brasileirão.
Tardelli soma 18 gols até o momento no Brasileiro-2009. Em números absolutos, ele já superou Dario (17 gols em 1971 e também em 1972) e Renaldo (16 em 1996).
Mas é improvável, para não dizer impossível, que o atual ídolo possa superar Reinaldo e Guilherme.
Eles marcaram 28 gols em 1977 e 1999, respectivamente, e seguem como os recordistas do Galo em uma única edição.
Mais importante que marcas individuais é o fato de que Tardelli vem fazendo a diferença para o Atlético.
Basta observar que ele marcou o gol das três últimas vitórias do time, sobre São Paulo (1 a 0), Vitória (1 a 0) e Goiás (3 a 2).
Principais concorrentes do Atlético ao título, Palmeiras e São Paulo não têm um goleador do mesmo nível de Tardelli.
O palmeirense Obina, com 12 gols, e o são paulino Washington, com 11, não têm o talento e a regularidade do atleticano.
O único em condições de também fazer a diferença é Adriano, do Flamengo, outro concorrente do Galo na corrida pelo caneco.
O Imperador, por sinal, soma 17 gols, ocupando a vice-artilharia. E seu time está abaixo do Galo na tabela de classificação: dois pontos separam o quarto colocado Flamengo do terceiro Atlético.
É curioso observar, portanto, que essa disputa entre Atlético e Flamengo têm várias nuances.
Para começar, ambos ainda sonham com o título e fazem sombra aos líderes Palmeiras e São Paulo.
Tardelli e Adriano disputam a artilharia, acirradamente. E, ainda, são concorrentes diretos a uma vaga na Seleção de Dunga.
No domingo 8 de novembro, os dois estarão frente a frente. Em jogo no Mineirão, as pretensões de Galo e Fla e também dos dois goleadores. O duelo promete!
Em termos de Seleção, pesam a favor de Adriano alguns fatores. Tem mais grife, experiência e já provou que pode ser decisivo com a amarelinha.
Por mais que esteja vivendo um grande momento e tenha sido chamado algumas vezes por Dunga, Tardelli é azarão na disputa com Adriano.
Mas o atacante atleticano, claro, ainda sonha com a Copa de 2010. E suas chances existem, sim. Para realizar este sonho, ele precisa seguir no mesmo nível até o fim do Brasileirão.
Melhor para o Atlético.
Marcelo Machado é editor-chefe do programa Meio-de-Campo.
Boa noite
ResponderExcluirqueria deixar registrado,que o time com tiago feltri, renan,renteria e o enganador do eder luis, não seremos campeão logo agora que temos zaga e goleiro.Ainda falta lateral direito,pois, carlos alberto e bom na marcação mas no cruzamento.
Fernanado martins
mande um abraço para minha esposa graziela e meu filho vinicius. por favor le meu comentario.