6 de novembro de 2009

Anos Dourados

Os anos 80 foram dourados para o futebol brasileiro. É fato que não ganhamos uma Copa do Mundo, mas por pura injustiça. Aquela seleção, de shortinhos curtos e camisa justinha, com Sócrates, Zico, Éder, Falcão, Cerezo, Luizinho, Júnior e Telê Santana merecia um título.




Mas Paulo Rossi estragou tudo e aquele menininho chorou na arquibancada...






A
década começou em grande estilo : decisão do Campeonato Brasileiro de 80, Atlético X Flamengo. João Leite, Luizinho, Cerezo, Palhinha, Reinaldo e Éder de um lado e do outro Raul, Júnior, Adílio, Andrade, Zico e Nunes. Jogadores que seriam a base da seleção que dois anos mais tarde encantaria o mundo, mas que nem chegaria a final da Copa da Espanha.

Reinaldo e Cerezo formavam uma dupla de cabelos pixaim. Jogavam juntos desde as categorias de base. Reinaldo, o melhor atacante depois de Tostão, era extremamente habilidoso. Cerezo veloz, com uma visão de jogo privilegiada. Um completava o outro. Um trunfo para o Atlético.
O Flamengo também tinha sua dupla. Zico, considerado o maior craque brasileiro depois de Pelé. Exímio batedor de faltas que sabia, como poucos, driblar em velocidade. E Nunes, um atacante cabeludão, rápido e decisivo, um matador. Foi ele quem marcou, a poucos minutos do fim, o gol da vitória e do título. Flamengo 3X2.


E
ste jogo eternizou uma rivalidade. A partir daquele dia Atlético e Flamengo se tornou o maior clássico do futebol brasileiro.
E olha os dois aí de novo numa decisão. Sim porque é uma decisão. Quem vencer este jogo no próximo domingo vai ganhar auto-estima suficiente para chegar ao título.
E tudo lembra os anos 80. Os dois times numa reta final de Campeonato Brasileiro e com jogadores, que como naquela final, podem decidir.
O Flamengo tem uma dupla que combina habilidade e força. Petkovic e Adriano.

Tardelli e Ricardinho fazem a dupla do Galo. Talento e maestria.

Mineirão lotado. E mesmo com 70 mil pessoas, assim que o Juiz apitar, será possível ouvir um zumbido de mosca no estádio, tamanha a tensão que estará no ar. Aliás todos torcemos para que o juiz Leonardo Gaciba seja a figura menos notada neste jogo. Diferente do que aconteceu nos famosos clássicos dos anos 80, quando os juizes foram decisivos. Este talvez seja o único exemplo indigno da saudade dos anos dourados do futebol.

3 comentários:

  1. boa noite meu nome e geanderson do bairro são marcos bh, quero comentar que já estamos chegando na reta final do campeonato brasileiro e vocês atleticanos vão a marga uma trite notícias vão conhecer overdadeiro tardelle, dos tempos de são paulo, flamengo a quele pipoqueiro que só vocês jornalistas atleticanos não consegue em enxergar, só foi titular ai nesse time que qualquer um e titulor, ele e igual o welinton paulista, veneno só tá dando sorte, mais uma vez o atletico mostrou para sua torcida que e fanatica não vê os erros deste time ruin,m que só está na frente do cruzeiro por causa do adilson batista, obs: torcida não ganha jogo, mais uma sere b

    ResponderExcluir
  2. evandro do bairro são marcos cruzerense nato08/11/2009, 19:50

    boa noite vamos comentar um assunto muito importante o welinton paulista e muito ruin, não sabe diblar não saber marca, ele e pessimo mesmo assim eu acho que ele está no mesmo nivel do diego tardelle e só pega os jogos que o welinton fez até hoje pelo cruzeiro e o tal tardelle fez pelo seu time, os jogos que o welinton ficou parado no campeonato brasileiro e o tardelle ficou fora ainda vocês ficam babando ovo deste pipoqueiro, está de fazer campanha para que diego tardelle vai para copa do mundo no lugar pato, ronaldinho gaucho, grafitte, nilmar, julio batista, isso e coisa de reportes atleticanos na impressa mineira que só sabe dar importância para esse timeco, que a trinta anos não ganha nada, tem que ter razão mesmo, ainda bem que o kallil e presidente deles por que ele não e presidente ele e torcedor vive pela emoção, se o cruzeiro na proxima rodada o cruzeiro passar o atletico ele manda o celsio rotte embora escreve isso que eu estou falando

    ResponderExcluir
  3. boa noite já mais vô tocer para este time ruim do galo hoje eu era flamengo até morre, agora vamos corre atrás deles para passalos na tabela, e ver o kalil engolir suas palavras quando se referir aõ meu time, que tem um plantel bem melhor que eles, mais eu intendo ele um time que e treze anos mais velho que nosso time cruzerão, e não ganha nada a primeira vez desde 2006 que está na nossa frente tem que vibrar mesmo, mais agora acabou o período de sorte para este time ruim, porque eles ganham uma partida e uma festa parece que foi campeao, chega vamos para cima deles cruzeirao, porque eles vão perder para o curitiba na proxima rodada e nos vamos ganhar do gremio estarei no minerao junto com minha princesa, tomara que nos nao compramos ingresso do lado desde time pe frios porque o portao 9 a e dos atleticanos

    ResponderExcluir