16 de fevereiro de 2011

Clichê Futebol Clube

Se você pensa que o jogo de futebol se restringe apenas a uma bola, vinte dois jogadores, um juiz e dois bandeirinhas (árbitro e assistentes como queiram), está muito enganado. A arte do nosso esporte bretão vai além da correria em campo. Ela começa antes da pelota rolar e segue depois do apito final. Tudo aquilo que você vê, ouve ou sente, nem sempre é realmente aquilo que você vê, ouve ou sente, ou ainda, tudo aquilo que você vê, ouve ou sente, é aquilo mesmo que você vê, ouve ou sente, só que de uma outra forma. Calma, não estou te enrolando! Dá uma olhada nisso aqui:




Imprensa

“Bola pro mato que o jogo é de campeonato”: Momento de desespero! Seu time está todo recuado sofrendo uma pressão terrível. Nessa hora é bicudo para onde o nariz aponta (Se estiver apontado para o seu próprio gol... aí, meu filho, se vira...).

“O jogador estava completamente impedido”: Ora, ora, ora, vejamos, tem jeito de estar parcialmente impedido? Impedido pela metade?

“A bola entrou na forquilha”: O que diabos é forquilha*?

“Feliz com o gol?”: Não, está triste, foi gol contra...




Dirigentes

“O técnico está prestigiado”: Cuidado, perigo, alerta! Essa frase quer dizer exatamente o contrário. Se você é técnico e ouviu algum dirigente do seu clube falando isso, pode começar a arrumar as malas.

“Amanhã vamos nos reunir com o conselho”: O time está mal das pernas e você precisa dar uma satisfação à torcida.

“Vou morrer abraçado com o treinador”: Nunca diga isso! Nem de brincadeira.




Só sei que nada sei

“Estou sabendo através da imprensa”: É, já está vendido.

“Até agora só houve um contato com meu empresário”: É, já está vendido.

“Ainda não tem nada certo”: É, já está vendido.

“Eu mesmo não sei de nada”: Mentiroso. Já está vendido.

“Vou cumprir meu contrato até o final”: O que você está fazendo aqui ainda?




Explicando o inexplicável

“Eu fui infeliz no lance”: Jeito sutil de dizer que você falhou feio e seu time perdeu por causa daquele lance.

“É um jogo de 180 minutos e temos condições de reverter o placar”: Seu time levou aquela goleada e você ainda fica iludindo a torcida.

“Quem não faz leva”: Essa é clássica. Seu time perdeu um monte de gols e, no finalzinho, levou um e perdeu o jogo. Ou seja, incompetência.

“Pênalti é loteria”: Loteria coisa nenhuma. Quem mandou não treinar?

“Só erra quem tá lá”: Você perdeu cada gol feito e ainda quer tentar justificar.

“Levamos um gol de bola parada”: Bola parada? Só se for na foto.




Jogo é jogado

“Temos que respeitar o adversário”: Seu time vai enfrentar o lanterna, mas você não pode falar que vai ser fácil.

“Eles têm uma grande equipe”: Nessa hora todo mundo tem uma grande equipe, até o Íbis.

“Esse gol eu dedico para esta torcida maravilhosa”: No jogo passado você foi o pior do time e agora você fez o gol da vitória. Parabéns. É bom mesmo fazer uma média com a torcida.



* Forquilha: [Do esp. horquilla.]


S. f.

1. Pequeno forcado de três pontas. 2. Vara bifurcada na qual descansa o braço do andor; descanso. 3. Pau ou tronco bifurcado. 4. Cabide para dependurar qualquer coisa. 5. Bras. Gír. de gat. Denominação dos dedos médio e indicador, usados na punga. 6. Bras. Gír. Longa vara, aforquilhada numa das extremidades, que serve para impulsionar a canoa, tomando-se um ponto de apoio na margem do rio. 7. Bras. RS Sinal que se faz na orelha do gado, como marca.


Andre Fidusi é convidado do Meio-de-Campo neste blog.

Um comentário:

  1. Dedé, uma que você não colocou e eu "adoro", é: "eles abusaram do direito de perder gols". Quem deu esse direito a "eles"? "eles" têm é a obrigação de fazê-los, e não o direito de perdê-los... rsrsrs Parabéns pelo trabalho, cada dia melhor.

    ResponderExcluir