7 de fevereiro de 2011

Futebol Polivalente



Ao contrário do mercado de trabalho que cada vez mais procura profissionais especializados em alguma função, o futebol busca jogadores polivalentes. No popular, tais atletas poderiam ser chamados de “paus para toda obra”, ou seja, não vêem problemas se a bola da vez for atuar em posições que não forem as de origem.

Os clubes de Belo Horizonte já aderiram a nova realidade. Na primeira rodada do Mineiro, o técnico Cuca do Cruzeiro utilizou Pablo como volante. O jogador foi tão bem que assumiu a titularidade na partida seguinte, só que, dessa vez, na sua posição natural, a lateral direita.

No Atlético, também há exemplos, como a dupla de volantes titular. Richarlyson que é meia de contenção por origem, pode jogar na lateral esquerda ou de zagueiro. Serginho já atuou e é sempre opção para direita na falta de um jogador que atue pelo lado do campo.

Essa faceta se mostra como a nova tendência do futebol. Jogadores que atuam em mais de uma posição têm mercado aberto no mundo da bola e existem treinadores que não abrem mão desse tipo de atleta na hora de armar seu sistema tático. No vocabulário do esporte bretão, polivalência é a palavra da moda.

Marlon Neves é estagiário do Meio-de-Campo

2 comentários:

  1. ola eu sou o leozinho jogador do cruzeiro categoria sub 10 eu comentar que o que o cruzeiro continua precisando de um matador

    ResponderExcluir
  2. olá,me chamo shinaldo.Sou jogador da sub-13,tenho 10 gols num total de 7 jogos!E eu acho que o cruzeiro é um belo time mais precisa de mais um reforço na zaga e na lateral,porque os zagueiros do cruzeiro são um pouco adiantado,e um lateral que podia ser o roberto carlos ex-corinthians,no lugar do marquinhos paraná,porque o roberto carlos é um jogador de qualidade e chuta forte ja o marquinhos não é muito habilidoso e pouco confiante.
    É isso ai galera valeu!ah e sou de varzelândia-MG!

    ResponderExcluir