7 de julho de 2010

O “soco de Ali” em 2006 na CBF


Após a goleada sofrida por 4 a 0 para a Alemanha, nas quartas de final da Copa do Mundo 2010, o técnico da Argentina, Diego Maradona, comparou a vexatória eliminação como sendo “uma pancada de Muhammad Ali”, um dos maiores lutadores de boxe da história. Mas parece que quem levou um cruzado de direita de Ali há quatro anos foi a CBF. Depois do Mundial de 2006, na Alemanha, a eliminação da Seleção Brasileira foi indicada pelo presidente da CBF, Ricardo Teixeira, como sendo culpa da má preparação para a Copa daquele ano, com regalias à imprensa e invasão de torcedores no campo de treinamento, ou seja, falta de privacidade – mas o mandatário, que negava os fatos na época, só os admitiu depois de alguns meses.

Para combater o fracasso trouxe o “ditador” Dunga. Nem a Rede Globo escapou. Todos os veículos de comunicação foram impedidos de entrar no hotel da Seleção, conversar com jogadores em entrevistas exclusivas e vários treinamentos aconteceram com portões fechados e sem a presença da imprensa. A imprensa que Dunga sempre fazia questão de espezinhar. O comportamento ditatorial também não adiantou e a eliminação do Brasil veio na mesma fase que em 2006 (quartas de final). E depois, Ricardo Teixeira vem falar que, desta vez, a culpa do fracasso brasileiro foram o total isolamento dos jogadores e porque o técnico não convocou os jovens talentos.

E o futebol? Onde entra o questionamento da qualidade técnica dos muitos jogadores convocados por Dunga? E o abatimento no segundo tempo do jogo contra a Holanda? Isso não é questionado pela CBF. Por que não admitir que a escolha do técnico foi equivocada ou que a Seleção não teve um bom desempenho ao invés de colocar a culpa na imprensa, na clausura dos jogadores no hotel, nos treinos fechados, na bola que era muito redonda... Deram muita liberdade em 2006 e fomos eliminados. Fecharam a Seleção em uma ‘redoma de vidro’ em 2010 e também fomos eliminados. E agora dizem que Teixeira quer “um meio termo na Seleção Brasileira”. O que seria o meio termo? Deixar apenas metade da imprensa cobrir a Seleção na Copa de 2014? Ou convocar apenas a metade dos jogadores que o Dunga chamou para esta Copa? Certo é que a CBF está atordoada desde 2006, sem saber o que fazer... ainda mais com a pressão para vencer a Copa de 2014, no Brasil.


Fábio Rocha é estagiário do Meio-de-Campo

Um comentário:

  1. A CBF desta vez tomou um soco do Felipe Melo. Esse o Ricardo Teixeira não vai esquecer tão cedo. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir