6 de julho de 2010

De olho em 2014

Depois da eliminação da Copa do Mundo ficam as discussões de quem será o novo técnico e os erros que culminaram no fracasso. Mas elas não têm motivos para se estenderem.

A CBF já garantiu que o treinador será anunciado até o fim do mês. Os erros não chegaram a surpreender, uma vez que foram apontados antes mesmo da convocação de Dunga.

Mas o que podemos tirar de proveito para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil? Praticamente nada!

A seleção não se renovou, pelo contrário, envelheceu. A idade média é de 29 anos e três meses. Ramires é o mais novo com 23 anos e quase passou ileso no mundial. Digo quase porque o segundo cartão amarelo, contra o Chile, tirou a oportunidade de se consolidar na vaga de Felipe Melo e quem sabe ajudar o Brasil na classificação para as semifinais.

Gilberto Silva, Juan e Lúcio devem se despedir da Seleção com bons serviços prestados. Mas Doni, Júlio Baptista, Josué, Kléberson e o próprio Felipe Melo, não deveriam ter ido, uma vez que não vejo vaga para eles, na grande maioria dos clubes brasileiros da serie A, muito menos de servirem de atletas de experiência para a nova geração.

Kaká e Robinho, apesar de importantes para 2014, não têm perfil de líderes para assumirem a postura de capitão ou serem referência para daqui a quatro anos. Luís Fabiano não disse a que veio. Gilberto já passou da idade e nunca teve muitas chances. Elano? Nunca acreditei muito nele.

Luisão, Michel Bastos e Grafitte, torço, para que não voltem. Com isso sobram poucos nomes em que aposto. Quem sabe não teremos uma seleção assim:

Goleiros: Júlio César, Gomes e Victor(Grêmio),

Zagueiros: Thiago Silva, Miranda e Alex Silva (São Paulo)

Laterais: Marcelo (Real Madri) Rafael (Manchester), Rafinha (Shalke 04) e Danilo (Santos).

Meias: Daniel Alves, Ramires, Kaká, Sandro (Internacional), Hernanes (São Paulo), Renato Augusto (Bayer), Ganso (Santos), Diego Souza (Atlético).

Atacantes: Robinho, Nilmar, Pato (Milan), Neymar (Santos), André (Dínamo).

Cláudio Gomes é editor-chefe do Meio-de-Campo

Nenhum comentário:

Postar um comentário