5 de julho de 2010

Futebol e Arte


Como bem lembrou PVC na sua coluna na Folha, o dia de hoje é um marco para o futebol brasileiro. Foi nesse 5 de julho de 1982 que uma seleção que encantou o mundo foi derrotada pela Itália e se despediu da Copa do Mundo.
Ficamos tristes, até porque tínhamos a certeza de que a nossa seleção só não seria campeã do mundo se acontecesse uma tragédia. E a tragédia aconteceu naquela segunda-feira dia 5 de julho na Espanha.
Não podemos dizer que ficamos tristes nesta Copa do Mundo da África. Chegamos até a pensar na possibilidade de sermos campeões. Não vamos negar. Mas olhávamos o adversários com um respeito que beirava o medo. E na primeira partida de verdade deu no que deu. Em vez de tristeza, brotou a revolta. Queríamos de volta o nosso futebol. Antes que algum aventureiro se apoderasse dele.
Beckenbauer acaba de dizer que a Alemanha joga um futebol-arte. E esta seleção alemã talvez seja a melhor seleção alemã de todos os tempos, talvez até melhor do que aquela que foi campeã de 74, com Beckenbauer. Mas futebol-arte não. Schweinsteiger ( e tenho que ler no jornal para escrever seu nome) é um ótimo jogador, mas não é craque. Fosse Garrincha a enfrentá-lo , ele se chamaria João.
O futebol-arte é nosso. Só precisamos tirá-lo do sótão, limpar a poeira e começar a brincar com ele outra vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário