28 de fevereiro de 2010

O curling é uma caixinha de surpresas

Equipe da Suécia que conquistou a medalha de ouro

Canadá e Suécia disputaram, no último sábado, a final olímpica feminina do curling nos Jogos de Vancouver. Foi a melhor partida de curling que já vi.

Tudo bem, tenho que admitir, foi a única, mas serviu para formar minha opinião sobre este esporte que, até então, desprezava.

Aliás todos parecem desprezar o curling, chamado aqui e ali de o esporte mais chato do mundo. O velho e ruim preconceito contra o desconhecido.

O esporte é jogado com quatro jogadores, que se alternam deslizando um granito de 20 quilos por uma pista de 44,5 m de gelo enquanto dois varredores escovam o gelo freneticamente para que a pedra mude sua trajetória ou vá mais longe.

Os detratores preferem ridicularizar a atuação dos varredores. É, realmente eles parecem duas faxineiras estressadas querendo terminar logo o serviço para não perder o ônibus. Mas isso é só uma primeira impressão.

O curling é um esporte de estratégia, mas diferentemente do xadrez, já que é chamado de xadrez do gelo, ele dá a você,um mero telespectador, o direito de conhecer a estratégia antes que a jogada seja feita.

Os atletas do curling também são diferentes. Na final feminina, as jogadoras da Suécia e do Canadá eram senhoras de 40 anos, fornidas, como Anette Norberg - a estrategista sueca que decidiu o jogo e a medalha de ouro.

Anette Norberg beija Eva Lund após conquista do ouro


O astro canadense Kevin Martin, tem a fama de melhor jogador do mundo, mas se parece, no máximo, com um gerente de banco. No jogo que valia a medalha de ouro contra a Noruega ele fez a pedra traçar curvas inimagináveis no gelo.


O canadense Kevin Martin o melhor jogador do mundo


As partidas decisivas tiveram emoção, heroísmo, reviravoltas no placar e decisão na última jogada, todos os ingredientes dos esportes tradicionais.

É o surpreendente curling.


Túlio Ottoni é Diretor de Jornalismo da Rede Minas.

2 comentários:

  1. Mesmo tendo sido inventado lá na Baixa Idade Média, devo admitir que não sabia nada sobre esta modalidade esportiva. Mas o pouco que vi me agradou em cheio. Curling, curling, curling (três vezes para não esquecer): Um jogo e tanto!

    ResponderExcluir
  2. Exato e bota emoção nisso realmente!
    Um lance e a capitã tinha colocado tudo a perder!
    abraço
    Igor
    meu blog: http://igoresportes.blogspot.com/

    ResponderExcluir