7 de dezembro de 2009

Hexa?

Torcedores comemoram títulos. Foto: Alexandre Durão/Globoesporte.com

Que o Flamengo é o campeão brasileiro de 2009, ninguém discute. Título merecido para uma equipe que se impôs na reta final da competição, principalmente nos confrontos diretos.

Ao contrário dos adversários, não perdeu, nos momentos decisivos, muitos pontos para os chamados pequenos.

Méritos também para o humilde Andrade, o ídolo Petkovic e o goleador Adriano. Bruno também foi peça importante no triunfo rubro-negro.

Após 38 rodadas, a equipe carioca consagra-se como o time com mais vitórias (19, ao lado do Inter) e com menos derrotas (nove, assim como o São Paulo).

O ataque, com 58 gols, não foi o mais eficiente, porém, foi o suficiente. A defesa - a 2ª melhor, com 44 gols sofridos - mereceu ter um de seus jogadores como o responsável pelo gol do título.

Só tenho a contestar uma coisa: o chamado "hexacampeonato" do Flamengo.

Sou voto vencido, mas não sou o único. Muitos concordam que a conquista da Copa União, em 1987, não pode ser contabilizada.

Não é dor-de-cotovelo, inveja ou prepotência. É fato. A CBF, que a princípio não iria organizar a competição, decidiu intervir no início do torneio - organizado pelo recém-criado Clube dos 13.

Foi acertado que dois representantes do Módulo Verde enfrentariam, em um quadrangular, o campeão e vice do Módulo Amarelo.

Flamengo e Internacional, campeão e vice do Módulo Verde, recusaram. E se proclamaram campeão e vice do Brasil.

A CBF realizou o quadrangular com Sport-PE e Guarani-SP, que venceram cariocas e gaúchos por WO. Os pernambucanos levaram a melhor sobre os paulistas.

Me desculpem, mas não dá para aceitar isso. Essa é uma das tristes lembranças da época em que a cartolagem derrubava qualquer resultado obtido dentro de campo.

Isso quando, estranhamente, a arbitragem também influenciava. Para não falarem que sou anti-Flamengo, lembro-me da decisão do Campeonato Brasileiro de 1974.

Ou alguém aqui vai me dizer que o Vasco foi o campeão legítimo?

Primeiro, um pênalti não marcado para o Cruzeiro, durante o quadrangular decisivo. Depois, no jogo extra, um gol anulado de Zé Carlos, aos 42 minutos do 2º tempo. Veja e tire suas conclusões.

http://www.youtube.com/watch?v=sb0BL8ryRCI

Sem falar que os vascaínos alegaram falta de segurança para jogar no Mineirão (!) e levaram a partida decisiva para o Maracanã - mais uma da cartolagem.

Mas é isso. Deixo aqui o meu protesto contra aqueles que divulgam o hexacampeonato do Flamengo - e não contra quem comemora, pois o torcedor está no papel dele, mesmo.

Fábio Pinel é apresentador do programa Meio-de-Campo e está no Twitter.

4 comentários:

  1. Olá, Pinel!

    Até que enfim vi um jornalista sensato que enxerga o absurdo que é considerar o Flamengo hexa, sendo que está disponível para quem quiser ver, no site da CBF, a relação de todos os campeões brasileiros. Como você disse, a cartolagem era mais absurda naquela época (porque hoje ainda tem cartolagem). Podemos falar, por exemplo, do ridículo jogo entre Atlético MG e Flamengo, no Serra Dourada (Libertadores 1981) e a final do Brasileiro em 1980. Outro bom exemplo é este que vc citou, do Vasco x Cruzeiro. E levanto uma questão: se a situação fosse contrária, o Sport seria considerado campeão como é o Flamengo? Ou então, se em 1987 o Atlético tivesse vencido o Flamengo, ele seria considerado campeão? Aposto que não...
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Pinel, desculpe, mas o que a CBF fez em 87 foi uma virada de mesa. Primeiro deixou os clubes grandes montarem um campeonato. Depois de pronto, decidiu "negociar politicamente" com os pequenos e criou a divisão por módulos. Claramente uma manobra eleitoral. Se alguém virou a mesa, foi a CBF. Não existe a menor dúvida, o Flamengo é HEXA. Sport e Guarani não conseguiram nem mesmo terminar a final entre eles. É ridícula a reinvindicação. Brincadeira de mau gosto. Nem mesmo o módulo II eles conseguiram terminar. Sobre os erros de arbitragem, eles aconteceram. Grande abraço. Tá muito bom o blog. Parabéns.

    Riberalta

    ResponderExcluir
  3. •.¸(`“•.¸ ¸.•“´) ¸.•“´)¸.•“´)¸.•“´)¸.•“´)
    «`“•.¸.¤ ... ¤.¸.•“´»(¸.•` * (¸.•` *(¸.•` *(¸.•` *
    (¸.•“´(¸.•“´ `“•.¸)`“ •.¸)
    _♥♥♥♥_________________♥♥♥♥
    ___♥♥♥_____♥♥♥♥♥________♥♥♥_____♥♥♥
    __♥♥♥__тє αмσ__♥♥♥_____♥♥♥♥_тє αмσ__♥♥♥♥
    _♥♥___тє αмσ_____♥♥♥__♥♥♥____тє αмσ___♥♥♥
    _♥♥__тє αмσ_______♥♥__♥♥______тє αмσ___♥♥
    _♥___тє αмσ_______♥♥♥♥♥_______тє αмσ___♥♥
    _♥____тє αмσ_______♥♥♥________тє αмσ___♥♥
    _♥♥____тє αмσ________________тє αмσ____♥♥
    _♥♥_____тє αмσ______________тє αмσ____♥♥
    __♥♥_____тє αмσ____________тє αмσ____♥♥
    ___♥♥_____тє αмσ__________тє αмσ____♥♥
    _____♥♥____тє αмσ________тє αмσ____♥♥
    _______♥♥___тє αмσ______тє αмσ___♥♥
    _________♥♥__тє αмσ____тє αмσ__♥♥
    __________♥♥__тє αмσ__тє αмσ__♥♥
    ____________♥♥___тє αмσ____♥♥
    ______________♥♥________♥♥
    _______________♥♥_____♥♥
    _________________♥♥__♥♥
    __________________♥♥♥♥
    ___________________♥♥

    ***************************************************************
    ***************************************************************

    ResponderExcluir
  4. é muito simples de se entender,
    é como c pegassemos o flamengo campeão 2009 1ª e o vasco 2ª e fizessemos um jogo para decidir quem realmente seria o campeão!
    ai vc pensa, è certo? pois foi oq foi feito!
    vc só pode ser são-paulino!
    engula o hexa do flamengo.

    ResponderExcluir