15 de dezembro de 2009

Mundial de Clubes da FIFA 2009 (2)

Como prometido, vou falar agora dos dois grandes favoritos ao título da competição. Começo pelos argentinos.

Com 104 anos de fundação, o Club Estudiantes de La Plata foi campeão da Libertadores pela primeira vez em 1968. No mesmo ano, superou o Manchester United - de Bobby Charlton e George Best - no Old Trafford, tornando-se campeão do mundo.

A façanha contou com Carlos Billardo e Juan Ramón Verón que, não satisfeitos, conquistaram a América mais duas vezes, em 1969 e 1970. Só não repetiram o feito de 68 nas finais dos Mundiais seguintes - perderam para Milan e Feyernood.

39 anos depois da última conquista da Libertadores, coube a Juan Sebastian Verón - filho de Juan Ramón Verón - a missão de recolocar o Estudiantes no cenário mundial. E foi contra o Cruzeiro, em um Mineirão lotado, que Los Pinchas conquistaram o tetra-campeonato.

Um detalhe interessante é que o Estudiantes tornou-se o primeiro time a conquistar a Libertadores depois de disputar a fase preliminar - implantada em 2000. Apesar do currículo expressivo, não é o time a ser batido.

Estudiantes fez a festa no Mineirão. Foto: Divulgação

O FC Barcelona é um dos mais importantes clubes do mundo. Em 110 anos de idade, conquistou quase tudo que disputou. Quase tudo...

Falta ao time catalão - nem pense em dizer a um torcedor Culé que o Barça é espanhol - o Mundial de Clubes da FIFA. Foram duas bolas na trave: em 1992, perdeu para o São Paulo, e em 2006 foi derrotado pelo Internacional.

Mas os vice-campeonatos não apagam o brilho das conquistas européias. A final da UEFA Champions League em 1992 (contra a Sampdoria) é tão inesquecível quanto os títulos de 2006 (sobre o Arsenal) e 2009 (diante do Manchester United - então atual campeão europeu e mundial).

O elenco é o ponto forte. São vários craques, a maioria formada pelo próprio Clube. Valdés, Puyol, Pique, Xavi, Iniesta, Bojan e Messi - só para citar os mais conhecidos - passaram pela cantera antes de se tornarem profissionais.

Até o treinador é um ex-jogador formado nas categorias de base. Josep Guardiola brilhou com a camisa blaugrana e na seleção espanhola. E em seu primeiro ano como técnico, conseguiu o Triplete (Copa do Rei, Liga Espanhola e Champions).

Além disso, o grupo sofreu poucas mudanças nos últimos anos. Resultado: uma equipe com refinado toque de bola e técnica excelente. A posse de bola média é superior a 60% por jogo. E Daniel Alves, Henry e Ibrahimovic são outras estrelas barcelonistas.

Título da Champions garantiu vaga no Mundial. Foto: Uefa.com

O Barcelona enfrenta o Atlante na quarta-feira (16), às 14h (horário de Brasília). Já o Estudiantes entra em campo daqui a pouco, contra o Pohang Steelers, também às 14h.

Fábio Pinel é apresentador do programa Meio-de-Campo e está no Twitter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário