12 de dezembro de 2009

Mundial de Clubes da FIFA 2009

Com um certo atraso, vou falar sobre os clubes que disputam a competição este ano, em Abu Dabhi, nos Emirados Árabes Unidos.

Começo pelos donos da casa - que só entraram na disputa justamente por serem os donos da casa.

O Al Ahli Club tem apenas 39 anos de idade e é o atual campeão do país. A tradução literal de seu nome para o português é "O Nacional".

Participou de duas Liga dos Campeões da Ásia. Jamais passou da fase de grupos. E no Mundial, caiu logo na 1ª rodada: 2 a 1 para o Auckland City FC.

Al Ahli: eliminado no 1º jogo. Foto: Getty Images

O time mais jovem nesta edição do Mundial é o Auckland City FC, da Nova Zelândia. Com apenas cinco anos, já é tetra-campeão nacional e bi-campeão da Liga dos Campeões da Oceania - o que, convenhamos, não é lá muita coisa.

Ainda assim, o próprio Clube se considera amador. Até porque a maioria dos jogadores não vive do futebol. Eles exercem outras profissões no dia-a-dia.

Participa de um Mundial pela segunda vez - a 1ª foi em 2006. Foi eliminado da competição neste sábado (12/12), ao perder para o Atlante, por 3 a 0.

Auckland City tem 6 títulos em 5 anos: amador? Foto: Getty Images

Fundado em 1916, o Atlante FC é um dos Clubes mais antigos do México. No currículo, destaque para os três títulos da 1ª divisão nacional e o bi-campeonato da CONCACAF Champions League.

Em 2007 abandonou a Cidade do México e transferiu sua sede para a turística (e paradisíaca) Cancún. A mudança parece estar dando certo.

Depois de eliminar o Auckland City FC, aguarda pelo confronto contra o Barcelona, na próxima quarta-feira (16/12).

Atlante: estréia este ano em Mundiais. Foto: Getty Images

O passado do TP Mazembe, clube com 67 anos de fundação, foi glorioso: quatro finais da Liga dos Campeões da CAF seguidas - feito só igualado em 2008, pelo Al Ahly, do Egito. Foram dois títulos (67 e 68) e os vice-campeonatos em 69 e 70 .

O time foi a base da seleção do Zaire (antigo nome do Congo) que disputou a Copa de 74, na Alemanha. O período de ouro acabou com a Recopa Africana, em 1980.

Este ano, com a conquista do campeonato congolês e da Liga dos Campeões da CAF, revive os momentos de glória, apesar de já estar eliminado do Mundial de Clubes da FIFA. Na sexta-feira (11/12) perdeu para o Pohang Steelers por 2 a 1, de virada.

TP Mazembe: tri-campeão africano. Foto: Getty Images

Encerrando a série, falo agora sobre o Pohang Steelers FC, da Coréia do Sul. Aos 36 anos de vida, o Clube tornou-se, em 2009, o primeiro tri-campeão asiático. É ainda tetra-campeão nacional.

Conta com brasileiros no atual elenco - a começar pelo técnico, Sérgio Farias. Além dele, o time tem o atacante Denílson, de 33 anos. Curiosamente, nunca atuou profissionalmente no Brasil.

Na semi-final do Mundial, os sul-coreanos vão enfrentar o Estudiantes de la Plata. O jogo será na terça-feira (15/12).

Denílson garante vaga e espera os argentinos. Foto: Getty Images

Em breve vou escrever sobre Barcelona e Estudiantes.

Fábio Pinel é apresentador do programa Meio-de-Campo e está no Twitter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário