29 de outubro de 2009

300 vezes Fábio

O goleiro Fábio completou nesta quarta-feira, na emocionante vitória por 3 a 2 sobre o Santo André, no Mineirão, a marca de 298 jogos pelo Cruzeiro. Tudo indica que o jogo 300 dele pelo clube será no domingo 8 de novembro, contra o Sport, em Recife. Trata-se de uma marca expressiva, alcançada por poucos na História cruzeirense. Basta dizer que ele já é o quarto goleiro com maior número de partidas pelo clube, atrás apenas de Raul (557 jogos), Geraldo II (368) e Dida (306).

Fábio chegou ao Cruzeiro em 2005. Apesar da inegável qualidade, ele passou por altos e baixos até 2007, quando sofreu o maior revés em sua trajetória celeste: na derrota para o rival Atlético por 4 a 0, em jogo válido pela decisão do Campeonato Mineiro, levou um gol quando estava virado para a própria meta, de costas para o campo. O estigma veio acompanhado de uma lesão.

A bonança, porém, veio após a tempestade. O drama motivou a conversão religiosa de Fábio, que virou evangélico e, coincidentemente ou não, transformou-se em ídolo dos cruzeirenses, com atuações cada vez mais diferenciadas. As defesas incríveis tornaram-se rotina. Intervenções quase divinas que garantiram muitas vitórias ou, no mínimo, asseguraram empates e evitaram derrotas.

Ainda falta a Fábio, entretanto, um feito maior pelo Cruzeiro. Não tem em seu currículo um título de peso, como ostentam Raul, Dida e Gomes, por exemplo. A Libertadores-2009 bateu na trave.

Agora, com a atual arrancada celeste, que já soma cinco vitórias seguidas no Brasileiro, o título nacional é um sonho possível, por que não?

De qualquer maneira, Fábio tem contrato até 2011 e deverá ter novas chances de marcar ainda mais o seu nome na História do Cruzeiro. Ele merece.

Enquanto um grande título não vem, ele vai fazendo suas próprias marcas. O departamento de marketing do clube deve prestar alguma homenagem ao goleiro pelo jogo 300 dele.

Marcelo Machado é editor-chefe do programa Meio-de-Campo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário