25 de março de 2011

Mineiro 1996, um campeonato de outro mundo


Em 1996, Varginha ficou conhecida no mundo inteiro. Moradores afirmaram ter visto um ser de outro planeta vagando pelas ruas da cidade do sul de Minas. Mas, além da aparição do ET, qual outro acontecimento extraordinário mexeu com o município naquele ano?

A resposta para a pergunta do parágrafo acima é simples! O clássico entre América x Cruzeiro, que se repete neste final de semana, na mesma Varginha. No dia três de março de 1996, o Coelho estava inspirado e praticamente abduziu a Raposa aplicando uma goleada, 3x0 sem piedade.

Mas, de outro planeta, foi a decisão do campeonato daquele ano. Em um hexagonal final disputadíssimo, o Atlético chegou à última rodada com um ponto de vantagem sobre o Cruzeiro que tinha novamente o América pelo caminho no Mineirão.

O Galo enfrentaria o Uberlândia no Parque do Sabiá precisando de uma vitória simples. O time do triângulo vivia uma grave crise. Metade do elenco havia sido dispensado pela diretoria e a equipe para o jogo era composta por um mesclado de time reserva com os juniores. Estava fácil para o Atlético se não fosse o sobrenatural.

O time do Uberlândia, montados as pressas, segurou um empate por 0x0. Enquanto o Cruzeiro, que havia perdido para o América em Varginha, venceu a partida no Mineirão e sagrou-se campeão daquele ano que foi, no mínimo, fora do comum para os mineiros.

Quinze anos já se passaram. O ET ainda se faz presente na memória da população de Varginha e o clássico entre América e Cruzeiro continua prometendo emoções de outro mundo.

Marlon Neves é estagiário do Meio-de-Campo

Nenhum comentário:

Postar um comentário