29 de abril de 2010

Sobre magnetismo e conquistas...

Técnicos de futebol são como imãs – estão sempre atraindo críticas. Negativas, quando a fase é ruim, as declarações são polêmicas ou as respostas grosseiras. Positivas, se a equipe joga bonito, vence ou é campeã.

Vanderlei Luxemburgo divide opiniões. Mas o currículo mostra, de fato, quem é este profissional. Se tivéssemos que resumir sua carreira em uma única palavra, esta seria “vencedor”.

"Luxa" tem 23 títulos, ao todo. Foto: Vinnicius Silva/futeboldeminas.com.br

Neste post vou me limitar a falar apenas dos títulos obtidos em campeonatos regionais. E os dele não são poucos: oito em São Paulo, um no Espírito Santo e outro em Minas Gerais.

Você sabia que o treinador do Atlético é o segundo maior vencedor de estaduais no futebol brasileiro. E que está empatado com Givanildo Oliveira, do Sport?

O “Campeão dos Campeões” é Joel Santana. Ele já levou os quatro grandes do Rio de Janeiro ao topo. Repetiu a façanha de brilhar por rivais no futebol baiano. No total, tem 11 estaduais.

Joel Santana (E) é o recordista. Givanildo Oliveira (D) está na cola.

Luxemburgo pode ser campeão mineiro no próximo domingo. Apesar do meu apreço e respeito pelo Ipatinga, acredito até que será. Não só pela vantagem obtida em campo, mas por méritos mesmo.

Se confirmar a conquista se iguala a Joel Santana. E ainda repetirá o feito de Levir Culpi e Jair Pereira – campeões mineiros como técnicos tanto do Atlético quanto do Cruzeiro.

Luxemburgo prometeu que alguma coisa muito boa iria acontecer com o Atlético, logo na primeira entrevista coletiva. Não disse quando. Garantiu apenas que seria campeão.

Pelo andar da carruagem, a promessa será cumprida mais rápido do que se esperava. Quer dizer: mais rápido do que aqueles que torcem contra esperavam.

E como um poderoso imã, Luxemburgo atrai críticas - negativas e positivas. Só que além disso tem atraído algo muito maior: o coração atleticano...

P.S.: Para não ser injusto, lembro que Givanildo Oliveira é finalista do Campeonato Pernambucano e por isso também pode chegar este ano a 11 conquistas em estaduais.


Fábio Pinel é apresentador do programa Meio-de-Campo e está no Twitter.

3 comentários:

  1. Gostei. Reconhecimento é bacana. E a verdade histórica é real. Somos aquilo que fazemos e arcamos com o que conquistamos ou limitamos nos nossos caminhos. Não só o Luxemburgo, como o Joel Santana ou o Givanildo, construíram cada um a sua maneira, o seu caminho no futebol brasileiro. Folclóricos, sisudos, polêmicos e vencedores. Isso é futebol. Ninguém é totalmente dono de seus acertos e suas equipes, comissões e torcidas, fazem parte de todos estes números.

    Dimara Oliveira

    ResponderExcluir
  2. Gostei. Reconhecimento é bacana. E a verdade histórica é real. Somos aquilo que fazemos e arcamos com o que conquistamos ou limitamos nos nossos caminhos. Não só o Luxemburgo, como o Joel Santana ou o Givanildo, construíram cada um a sua maneira, o seu caminho no futebol brasileiro. Folclóricos, sisudos, polêmicos e vencedores. Isso é futebol. Ninguém é totalmente dono de seus acertos e suas equipes, comissões e torcidas, fazem parte de todos estes números.

    Dimara Oliveira

    ResponderExcluir
  3. galo mais que nunca ocupando seu lugar no sertame mineiro agora pode chorar

    ResponderExcluir