29 de março de 2010

Análise da 11ª Rodada

Tupi 2x1 Uberlândia, em Juiz de Fora.

Ótimo resultado para o Galo Carijó, que de quebra garantiu um lugar no G4 - graças também ao empate entre Ipatinga e Villa Nova. Ademílson voltou a marcar e é novamente artilheiro isolado do Estadual (nove gols). O time chega embalado na próxima fase. Verdão? Poderia ter escapado da queda, mas não aproveitou os confrontos diretos contra adversários igualmente ameaçados.

Caldense 4x3 América-TO, em Poços de Caldas.

Previ um jogo interessante, mas com vitória dos visitantes. Tá, errei. A Veterana se superou e o bom técnico Paulo César Catanoce merece destaque na recuperação da equipe nesta reta final. Everton Maradona foi fundamental ontem, marcando dois gols e participando do gol de Alexandre. E que este ano tenha sido um aprendizado ao Dragão do Corcovado.

Ipatinga 1x1 Villa Nova, em Ipatinga.

O que se passa com o Tigre? Sem desmerecer Caldense e Villa, mas o Ipatinga tem mais time e não dá para entender como ficou só no empate com essas equipes, mesmo jogando em casa. Depois que voltou a jogar no Ipatingão, o futebol sumiu. Parece que ficou mal acostumado. Sobre o Leão do Bonfim: será coadjuvante nas quartas-de-final, mas já fez muito.

Uberaba 1x2 América, em Uberaba.

Além de perder em casa, o Zebu agora terá que encarar o Cruzeiro. Tem um time razoável, mas não vai aguentar o tranco. O Coelho mereceu vencer e subir na tabela. Agora, será que valeu a pena? Afinal, enfrentar o Atlético agora não me parece uma boa idéia. O técnico Mauro Fernandes quer árbitro de fora para o clássico.

Democrata-GV 3x1 Cruzeiro, em Governador Valadares.

No confontro da Pantera com praticamente força máxima contra os reservas da Raposa deu o que parecia ser mais lógico. Méritos para o time bem treinado por Moacir Júnior, mas é importante destacar que o Cruzeiro perdeu muito em função de falhas individuais (Rafael, Camilo e Gil). São duas equipes favoritas ao título. Boa arbitragem de Alício Pena Júnior.

Atlético 6x0 Ituiutaba, em Belo Horizonte.

O Boa precisava vencer, deu espaços e pagou caro pela ousadia. Luxemburgo ainda mudou o esquema do Galo. Apenas Obina e Tardelli no ataque, com Júnior de meia ao lado de Renan Oliveira. Deu (muito) certo. Fabiano também merece destaque, mas seu primeiro gol foi irregular. O Ituiutaba volta ao Módulo II depois de cinco anos na elite do futebol mineiro.

Confrontos das quartas-de-final:

Cruzeiro (1º) x Uberaba (8º)
Democrata-GV (2º) x Villa Nova (7º)
Atlético (3º) x América (6º)
Tupi (4º) x Ipatinga (5º)

Fábio Pinel é apresentador do programa Meio-de-Campo e está no Twitter.

Charge Duke (quartas-de-final)


26 de março de 2010

Palpites para a 11ª Rodada

Tupi x Uberlândia, domingo, 16h, em Juiz de Fora.

Já classificado, o Galo Carijó pega o Verdão desesperado. A equipe do Triângulo precisa vencer para continuar no Módulo I. Se em dez rodadas não conseguiu isso, duvido que consiga na última. Ainda mais contra o Tupi - que tem um bom time e deve vencer. O árbitro será Renato Cardoso Conceição.

Caldense x América-TO, domingo, 16h, em Poços de Caldas.

O empate salva as duas equipes, caso Uberlândia e Ituiutaba não vençam (o que é bem provável). Só que Veterana e Dragão não querem contar com a sorte. Será um jogo interessante e aposto na vitória do time visitante. Apita André Luiz Martins Dias Lopes.

Ipatinga x Villa Nova, domingo, 16h, em Ipatinga.

O Tigre quer se manter na 2ª posição para ter vantagem até as semifinais. O Leão não tem para onde correr e só pode subir do 7º para o 6º lugar - o que, na prática, não muda muita coisa. Sou mais o Ipatinga, pelo time que tem. Arbitragem de Ricardo Marques Ribeiro.

Uberaba x América, domingo, 16h, em Uberaba.

O Zebu, 6º colocado, não sobe na tabela - mesmo que vença. Já o Coelho pode ganhar duas posições. Precisa ganhar e torcer pelo tropeço do Villa. Imagino que será um jogo morno, sem muita emoção, com cara de empate. Fácil para Átila Carneiro Magalhães.

Democrata-GV x Cruzeiro, domingo, 16h, em Governador Valadares.

A Pantera briga com o Ipatinga pelo 2º lugar ao final da fase de classificação e tem praticamente força máxima. Com o 1º lugar garantido, a Raposa vai com o time reserva - até porque são sete atletas suspensos e Roger machucado. Está com cara de vitória do Democrata. O dono do apito é Alício Pena Júnior.

Atlético x Ituiutaba, domingo, 16h, em Belo Horizonte.

Com chances matemáticas de terminar em 2º, o Galo deve partir pra cima do deseperado Boa - que venceu pela primeira vez na rodada passada. Não levo fé na equipe do Triâgulo contra Obina, Muriqui e Diego Tardelli, mas cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém. Creio que o árbitro Joel Tolentino Damata Júnior terá trabalho.

Fábio Pinel é apresentador do programa Meio-de-Campo e está no Twitter.

25 de março de 2010

Cruzeiro 2x0 Deportivo Itália

A vitória do Cruzeiro por 2 a 0 sobre os venezuelanos do Deportivo Itália - gols de Fabinho e Pedro Ken - deu mais tranquilidade ao grupo de Adílson Batista.

A Raposa ainda vai enfrentar Vélez Sarsfield (no Mineirão) e Colo Colo (em Santiago, no Chile), pela Copa Libertadores da América.

E para quem ainda não viu os melhores momentos, sugiro que dê uma olhada no vídeo abaixo, que me foi enviado por um torcedor.

São os melhores momentos do ponto de vista de um torcedor, que se deu ao trabalho de passar o jogo inteiro registrando a partida.

Ao que parece, são imagens de um telefone celular. Confira!



E se você tiver imagens bacanas desse jogo ou de outras partidas de futebol (seja do Cruzeiro, do Atlético ou de qualquer outro time mineiro) fique à vontade para nos enviar.

O e-mail é: meiodecampo@redeminas.mg.gov.br

Fábio Pinel é apresentador do programa Meio-de-Campo e está no Twitter.

18 de março de 2010

Sobre energéticos e isotônicos...

Com a evolução do Esporte, atletas do mundo inteiro se preocupam com a perda de energia durante as provas e/ou competições que disputam.

Não importa a modalidade. Sempre vemos alguém bebendo água. Outros preferem o isotônico - a quem é atribuído o poder de reidratar o corpo mais rápido.

Sem falar da galera das barras de cereais. Na Austrália, o jogador Stephan Keller, do Sidney FC, resolveu inovar. Confira!



Morro seco e sem energia, mas não entro nessa...

Fábio Pinel é apresentador do programa Meio-de-Campo e está no Twitter.

17 de março de 2010

A polêmica é rosa

O Atlético apresentou na noite de terça-feira (16) a sua nova linha de uniformes para a temporada 2010.

O desenho das camisas é assinado pela Topper. Todas tiveram o aval do presidente alvinegro, Alexandre Kalil.

Todas...

Inclusive o modelo mais contestado e/ou comentado por atleticanos - e, obviamente, cruzeirenses.

Nova camisa de treino é cor-de-rosa claro. Foto: Blog do Futebol Mineiro

Vi torcedores reclamarem que não foram consultados e que agora ser atleticano é motivo de chacota. Também vi quem gostou do modelo e garate que vai usá-lo, sem o preconceito bobo gerado pela cor.

Agora, o que ninguém percebeu ainda é a jogada inteligente de Kalil. Afinal, a decisão de usar o rosa não foi à toa.

O Clube ganhou repercussão nacional - de novo. Marketing gratuito, ao melhor estilo falem mal, mas falem de mim.

Kalil disse certa vez que "tem cara de bobo, parece bobo, mas não é bobo". A cada dia que passa fico mais convicto disso.

Sem falar que o dirigente rema contra o preconceito e lança moda no Brasil - já que lá fora isso não é novidade.

Juventus-ITA, Sevilha-ESP e Benfica-POR já usaram. E o Palermo-ITA e o Young Boys-PER usam o rosa como cor principal.

E se você ainda não viu a nova coleção, confira no vídeo a seguir...



Em tempo: eu achei todas as camisas bonitas.

Fábio Pinel é apresentador do programa Meio-de-Campo e está no Twitter.

15 de março de 2010

Análise da 9ª Rodada

Atlético 4x0 Caldense.

Não foi tão fácil quanto parece. A marcação individual da Veterana complicou a vida do Galo, mas depois que Renan Oliveira abriu o placar as coisas melhoraram. Aliás, o "Camisa 10" brilhou. Além do gol, duas assistências - para Obina e Fabiano. O último também merece elogios, já que marcou dois gols. Destaque negativo para a falha do auxiliar Marconi Helbert Vieira, que não viu o impedimento de Renan Oliveira no lance do 3º gol - erro minimizado pela dificuldade do lance. No fim, resultado justo.

Ituiutaba 0x4 Ipatinga.

O Boa será rebaixado? Parece que sim. O campo e o calor em Ituiutaba já não fazem mais diferença para a equipe do Triângulo Mineiro. Quem ainda não viu o Tigre, que abra bem os olhos. O time do Vale do Aço é um candidato ao título estadual e mereceu vencer.

América-TO 0x1 Tupi.

O Galo Carijó jogou sem seis titulares, mas não faltou raça. Graças ao golaço de Chiquinho e ao goleiro Eládio, o time saiu vitorioso. E o Dragão do Corcovado deu trabalho. Se jogar os 25 minutos contra o Atlético da mesma forma, dará trabalho à equipe de Luxemburgo.

Democrata-GV 5x0 Uberaba.

Eraldo foi o nome do jogo. Com três gols na partida, igualou-se a Ademílson, do Tupi, na artilharia (com oito gols no total). O placar ilustra bem como é essa Pantera - equipe candidata ao título, mas com menos chances, na minha opinião. Vitória justa e incontestável.

Uberlândia 0x1 Villa Nova.

O Verdão me decepcionou. Vi potencial na equipe, mas eles não conseguem vencer. E o Leão do Bonfim me surpreende a cada rodada. Achei que seria rebaixado, mas agora devo dar o braço a torcer. Méritos de Flávio Lopes e o salvador Warley. Mas o jogo foi ruim.

Cruzeiro 3x2 América.

Mais um clássico polêmico. A paralisação do causa da chuva (caiu até granizo) e da falta de energia foi superada pela arbitragem de Cleisson Veloso Pereira. Mal na parte técnica, o árbitro deixou de marcar um pênalti a favor do Coelho e poderia ter distribuído mais cartões. Perdeu o controle. Melhor para o time reserva da Raposa, que aproveitou melhor as chances que teve. O América mostrou uma equipe determinada, mas só isso não ganha jogo. Resultado justo, apesar dos erros do árbitro.

Fábio Pinel é apresentador do programa Meio-de-Campo e está no Twitter.

Curtas do final-de-semana...

"Armeration"

A empolgação do lateral colombiano Armero, do Palmeiras, no segundo gol da sua equipe no clássico contra o Santos, ontem, na Vila Belmiro, merece destaque. Quem não viu, veja. E que jogo, hein? Roubaram o doce dos pobres "Garotos da Vila"...



Granizo

O temporal que paralizou a partida Cruzeiro 3x2 América, ontem, aos 22 minutos do primeiro tempo, no Minerão, foi comum - ao contrário do granizo. Não me lembro de ver isso durante uma partida profissional. Provocou até falta de energia na região.

Americanos buscam abrigo pouco antes do granizo. Foto: DA Press

Arbitragem

Cleisson Veloso Pereira deixou o jogo correr e se complicou. Revoltado, o presidente Marcus Salum disparou contra a FMF. Tem razão, em partes. Houve um pênalti não marcado de Diego Renan em Rodrigo. Por outro lado, o volante Dudu merecia ter sido expulso - assim como Wellington Paulista.

Árbitro acertou ao parar jogo, mas errou na parte técnica. Foto: DA Press

Império do Amor (?)

Bruno diz que é normal bater em mulher e pega dois pênaltis de Dodô. Adriano admite que bebe, mas só duas ou três vezes durante a semana - faltou dizer quanto. Vágner Love acha normal andar na favela entre traficantes armados. Que mundo é esse?

Deus te ouça, Adriano. Foto: Divulgação/Vipcomm

Ouro

Fabiana Murer nos enche de orgulho com o ouro conquistado no salto em altura no Mundial Indoor em Doha, no Catar. Só não serve de exemplo de beleza natural brasileira. E se não fosse pelas orelhas, talvez saltasse mais alto...

Ela brilhou e eu não podia perder a piada. Foto: CBAt

English Team

Mais uma dor de cabeça para o técnico Fábio Capello. Depois de perder Michael Owen e Ashley Cole (machucados) e Wayne Bridge (que pediu dispensa após o escândalo envolvendo o ex-capitão John Terry), agora é a vez de ficar sem David Beckham. O jogador do Milan rompeu o tendão de aquiles e para por cinco meses.

Meia de 34 anos está fora do Mundial. Foto: Getty Images

Lione Messi

Ele é craque mesmo! Definiu praticamente sozinho a vitória do Barcelona sobre o Valencia (3 a 0). Marcou três belos gols e segue isolado na artilharia da competição, agora com 22 gols - 35% do total de gols do Barça no Campeonato Espanhol.

Argentino balançou as redes três vezes ontem. Foto: Agência EFE

Fábio Pinel é apresentador do programa Meio-de-Campo e está no Twitter.

12 de março de 2010

Diversão e Arte

Foto Gazeta Press


“A gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte.” A frase da música dos Titãs parece cair como uma luva para os torcedores do Santos. Cada partida, na Vila Belmiro, tem sido um verdadeiro espetáculo. O último um verdadeiro show de Neymar, Paulo Henrique Ganso e André, comandados por Robinho, o mais velho da turma, do alto dos seus 26 anos.
Coitado do Naviraiense do Mato Grosso do Sul. Se soubessem o que iria acontecer no litoral Paulista, era preferível ter “deixado” o Santos vencer por dois ou mais gols de diferença, para se livrar do vexame. O Placar foi de futsal ou Handebol, sei lá. 10 a 0.

Aí, vem aquela velha pergunta: “jogou contra quem mesmo?” O Naviraiense, claro, ninguém conhece. E o Santos fez, exatamente, o que se deve fazer com um adversário desconhecido. Passou por cima como um rolo compressor. Não deu chances, como já cansamos de ver grandes caírem diante de clubes sem expressão.

Mas o time da Vila Belmiro, sob o comando do competente Dorival Jr, não se limitou a chutar cachorro morto nesta temporada. Já fez boas atuações contra muita gente famosa, que o digam Roberto Carlos, Ronaldo e cia, na vitória por 2 a 1, também na Vila Belmiro.

Ainda é cedo para apontar o Santos como favorito ao título da Copa do Brasil e das outras competições que temos esse ano. Mesmo porque o time andou escorregando fora de casa no Paulistão. Agora que dá gosto de ver o time jogar, oh se dá!! Tomara que continuemos a apreciar durante o ano de 2010, desfilando pelos gramados brasileiros, a Diversão e a Arte da nova geração de “meninos da Vila.”


Luciano Moreira- jornalista da Rede Minas.

Palpites para a 9ª Rodada

Atlético x Caldense, sábado, 17h, em Belo Horizonte.

Mesmo sem Tardelli, o Galo não deve ter problemas. A Veterana vem de goleada (4 a 0) sobre o Villa Nova. Merece respeito, mas não mete medo. Por isso, com Obina e Muriqui, os donos da casa têm mais chances. A diferença técnica entre os times é grande. Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (pela 1ª vez em um jogo do Atlético este ano).

Ituiutaba x Ipatinga, sábado, 19h30, em Ituiutaba.

Confronto dos opostos. O Boa é o lanterna, com um ponto em oito jogos. O Tigre está em 2º na tabela e tem a melhor defesa. O fator "campo" ainda conta a favor do Ituiutaba, mas acredito mais no trinfo do Ipatinga - que vem jogando muito bem, apesar da derrota para o Uberaba, na última rodada. Árbitro: Émerson de Almeida Ferreira.

América-TO x Tupi, domingo, 10h, em Teófilo Otoni.

Depois de conquistar a 1ª vitória no Módulo I, o Dragão do Corcovado quer agora entrar na briga por uma vaga nas quartas-de-final. Está longe do G8 e recebe o bom time do Galo Carijó - que não surpreendeu tanto assim ao bater o Cruzeiro, no domingo passado. Sou mais o Tupi nesse confronto. Árbitro: Átila Carneiro Magalhães.

Democrata-GV x Uberaba, domingo, 10h, em Governador Valadares.

A Pantera está em uma situação confortável e quer se manter no topo. Joga em casa e tem um bom time. Já o Zebu tem um time mais irregular e chega como franco-atirador. Creio que o Democrata sairá vencedor. Destaque para a volta do auxiliar Jair Albano Félix, afastado após o clássico Atlético1x3 Cruzeiro. Árbitro: Alício Pena Júnior.

Uberlândia x Villa Nova, domingo, 10h30, em Uberlândia.

Pobre Verdão. Se deu mal nos confrontos diretos e agora está na zona de rebaixamento. Joga em casa, mas contra um adversário que tem surpreendido. O Leão não quer dar moleza e está vivo na briga para continuar no G8. O empate me parece justo, mas nesse jogo tudo pode acontecer. Árbitro: Renato Cardoso Conceição (outro que volta após o clássico).

América x Cruzeiro, domingo, 17h, em Belo Horizonte.

O Coelho quer manter o bom momento. Vale lembrar que os triunfos foram contra equipes que estão mal (Caldense e Ituiutaba), por isso não custa frear o otimismo. Se a Raposa escalar uma equipe mista, o confronto tem tudo para ser equilibrado. Porém, se for com força máxima, o Cruzeiro é favoritíssimo. Árbitro: Cleisson Veloso Pereira.

Fábio Pinel é apresentador do programa Meio-de-Campo e está no Twitter.

11 de março de 2010

Copa África do Sul

video

Este é um vídeo que eu ainda não conhecia. Um clipe de divulgação da Copa da África 2010. Há muito tempo não via algo tão fantástico!!!!!!!

2 de março de 2010

O choro é livre...

... e quando é de alegria fica melhor ainda. A celebração do jovem atacante Wellington Silva chamou minha atenção por alguns motivos.

Em primeiro lugar porque foi a estréia dele no time profissional do Fluminense, aos 17 anos de idade, e em pleno Maracanã.

Depois, porque o jogador já está vendido para o Arsenal, da Inglaterra. Vai deixar o Brasil tão logo complete 18 anos.

Mas o que eu mais gostei de ver foi a satisfação e comoção dele ao balançar as redes - algo raro nos dias de hoje, em que o Esporte tornou-se mais profissional do que passional.

Acho que vale a pena ficar de olho nesse promissor atacante. E quem não viu, pode conferir o primeiro gol de Wellington Silva no vídeo abaixo.



Em tempo: o gol de Wellington Silva foi marcado no jogo Fluminense 5x1 Friburguense, no domingo (28), pela 1ª rodada da Taça Rio - que nada mais é do que o 2º turno do Campeonato Estadual do Rio.

Fábio Pinel é apresentador do programa Meio-de-Campo e está no Twitter.

1 de março de 2010

Análise da 7ª Rodada

Ituiutaba 0x1 Cruzeiro.

Um jogo mais difícil para a Raposa do que eu esperava. O Boa deu trabalho, mas novamente mostrou falta de qualidade. Melhor pro time reserva celeste, que arrancou a vitória no chute de Fabinho, com a colaboração do goleiro Pedro Henrique. Por falar em goleiro, destaque para o jovem Rafael - o melhor em campo. O Ituiutaba deve mesmo voltar ao Módulo II...

Ipatinga 1x0 América-TO.

Partida polêmica. Um pênalti (duvidoso) marcado em Alessandro acabou resultando na vitória do Tigre. Apesar do placar magro, os três pontos mantêm o time do técnico Gilson Kleina na liderança. Destaque para a diferença entre o público pagante (1086) e o público presente (549!). Ainda sem vencer, já está claro que o Dragão do Corcovado vai brigar para não cair.

Democrata-GV 4x2 Tupi.

O Galo Carijó vencia por 2 a 0, mas se complicou no início da segunda etapa com a expulsão do goleiro Eládio. O artilheiro Ademílson (autor do primeiro gol) teve que deixar o time. Melhor para a Pantera, que aproveitou a vantagem numérica em campo. Dois times bons, mas que correm por fora na briga pelo título. Com dois gols, Eraldo foi o destaque.

Villa Nova 0x0 Uberaba.

Com o resultado, o técnico Flávio Lopes segue invicto no comando do Leão. Só que o Villa Nova ainda não convenceu. O empate foi melhor para o Zebu, que jogava fora de casa. Foi um jogo com muitos cartões amarelos (10) e um pênalti desperdiçado por Marinho - que poderia ter mudado a história da partida. Tecnicamente, os times deixaram a desejar.

Uberlândia 2x5 Atlético.

Com três gols, Obina foi novamente o destaque do Galo. Vive boa fase, mas uma hora os gols se tornarão escassos - e a torcida terá que entender. O time mostra evolução, só que ainda não é suficiente. Apesar de não ser o mesmo de 2009, Tardelli segue como peça importante. E o Verdão, que estreou o técnico Evair, caminha a passos largos para o Módulo II.

América 4x0 Caldense.

Gols, só no segundo tempo. Os atacantes Joãozinho, Fábio Júnior (2) e Euller garantiram os três pontos contra uma combalida Veterana. Mauro Fernandes conseguiu sua primeira vitória e espantou a crise no Coelho. Por enquanto... E a região Sul do Estado corre o sério risco de não ter representantes no Módulo I em 2011. A Caldense está com um time muito ruim.

Fábio Pinel é apresentador do programa Meio-de-Campo e está no Twitter.