10 de dezembro de 2009

UEFA Champions League 09/10

A fase de grupos da UEFA Champions League terminou na quarta-feira, 9. Após 96 jogos e 238 gols, foram definidos os 16 times classificados para às oitavas-de-final.

São três espanhóis (Barcelona, Sevilha e Real Madri), três ingleses (Manchester, Chelsea e Arsenal), três italianos (Internazionale, Fiorentina e Milan), dois alemães (Stuttgart e Bayern de Munique), dois franceses (Bordeaux e Lyon), um grego (Olympiacos), um português (Porto) e um russo (CSKA Moscou).

Os terceiros colocados de cada grupo vão disputar a partir de agora a UEFA Europa League - a antiga Copa da UEFA: Juventus, Wolfsburg, Olympique de Marselha, Atlético de Madri, Liverpool, Rubin Kazan, Unirea e Standard Liège.

Ao contrário do esperado, a melhor equipe da primeira fase não foi um dos favoritos ao título. A (boa) surpresa vem da França.

Yoann Gourcuff marca contra o Bayern de Munique. Foto: Uefa.com

O FC Girondins de Bordeaux é o atual campeão francês - quebrou uma hegemonia de sete temporadas do Lyon. E está fazendo bonito na Champions.

Em seis jogos, um empate (1 a 1, contra a Juventus, em Turim, na estréia) e cinco vitórias seguidas (Bordeaux 1x0 Maccabi Haifa, Bordeaux 2x1 Bayern de Munique, Bayern de Munique 0x2 Bordeaux, Bordeaux 2x0 Juventus e Maccabi Haifa 0x1 Bordeaux).

O time é treinado por Laurent Blanc. Difícil não lembrar dele: era um dos zagueiros titulares da seleção campeã mundial em 98. Não enfrentou o Brasil na decisão porque foi expulso contra a Croácia, na semi-final.

Estreou como treinador em 2007, no próprio Bordeaux - apesar de nunca ter defendido o Clube como jogador.

O time conta com quatros jogadores brasileiros: o zagueiro Henrique, o volante Fernando e os ex-cruzeirenses Wendell e Jussiê.

Jussiê: um dos brasileiros do elenco. Foto: Uefa.com

O Bordeaux busca seu segundo título internacional. Em 1995 ergueu a taça da Copa Intertoto - extinta em 2008. O campeão garantia uma vaga na Copa da UEFA.

No ano seguinte à conquista da Copa Intertoto, o Bordeaux chegou à final da Copa da UEFA, mas perdeu a decisão para o Bayern de Munique.

Não faltaram decepções. Já era esperado que Maccabi Haifa e Debreceni não iriam longe, mas daí a perder os seis jogos... O Maccabi Haifa conseguiu não marcar um gol sequer, enquanto o Debredeni teve a pior defesa (19 gols contra).

Juventus e Wolfsburg, atual campeão alemão, vacilaram também. E o Atlético de Madri? Não venceu nenhuma partida, e empatar com o APOEL duas vezes foi demais.

A grande bola fora foi o Liverpool. Os craques Fernando Torres e Gerrard não evitaram a campanha pífia e a eliminação precoce.

Liverpool: a grande decepção da 1ª fase. Foto: Uefa.com

O sorteio dos confrontos nas oitavas-de-final da UEFA Champions League será realizado no dia 18 deste mês, em Nyon, na Suiça. A competição dá uma pausa agora e só volta a ser disputada em fevereiro.

Fábio Pinel é apresentador do programa Meio-de-Campo, torcedor do Barcelona e está no Twitter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário